AMOSTRAS PARA LER + – LER É…

AmostrasNa sequência do desenvolvimento do projeto Amostras para ler+, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade, em articulação com os professores de português, foram realizadas na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego, várias sessões mensais em que se falou e escreveu de livros, leituras, escritores, ilustradores, bibliotecas, aprendizagens, lições de vida, imaginação, fantasia,…
Deste modo, surgiram, entre muitas outras, as palavras transcritas em:
* Pouco barulho 5.º A;
* Ler é… 5.º C;
* Frases-a biblioteca é…-5ºD;
* Ir à Biblioteca Escolar para… 6.º A;
* Um livro é… 6.º E;
* Cathy Glass… 8.º E.
Transforme-as em palavras lidas…

Share

A SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ – LAMEGO

Miniatura cartazA Semana da Leitura, realizada de 17 a 21 de março, subordinada ao tema A Língua Portuguesa, uma vez mais animou o Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego.
Na Escola Básica e Secundária da Sé e nos Centros Escolares de Lamego N.º 2 e de Lamego Sudeste, as interações concretizadas procuraram a variedade, a captação da atenção e o agrado da comunidade escolar e educativa.
Assim, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, decorreram uma exposição e uma palestra referentes a Emília de Sousa Costa, uma lamecense que ocupou lugar de relevo nas letras e na vida política do País. Estas realizações suscitaram o interesse da comunidade escolar, nomeadamente as palestras proferidas pelo Sr. Professor Fernando Marado, destinadas, a alunos do 1.º CEB e do ensino secundário e a docentes.
Tal como em anos anteriores, a Feira do Livro, em interação com a Livraria Lamegarte-Solumen, trouxe à escola uma exposição heterogénea de livros para venda. Géneros literários e tipologias textuais diversificadas fizeram as delícias de alunos (desde a educação pré-escolar ao ensino secundário), de docentes, de não docentes e de alguns pais/encarregados de educação.
A escritora Aurora Simões de Matos protagonizou duas sessões cujos destinatários foram alunos do 2.º CEB. As suas palavras, faladas e escritas, a simpatia, disponibilidade e simplicidade que apenas os verdadeiramente notáveis são capazes de cultivar, prenderam o público-alvo, levando-o à curiosidade e vontade de saber mais sobre a escritora, a sua obra e a sua beira-Paiva.
A professora bibliotecária da escola sede e o psicólogo Pedro Laja (Serviços de Psicologia e Orientação) acreditaram que “A ler e a falar é que a gente entende… a sexualidade”. Desta forma, aproveitando aulas de formação cívica e de apoio ao estudo, interagiram com os alunos do 2.º CEB. Partindo de imagens de quadros de Paula Rego e de textos literários, conduziram os discentes a lerem, refletirem e a opinarem, com respeito por opiniões diferentes das suas, sobre questões no âmbito dos papéis de género, do desenvolvimento emocional, da construção de si e do desenvolvimento das relações sociais.
Os sons da música e os sons da língua portuguesa entrelaçaram-se na iniciativa Palavras com música, em que o aluno Ruben Miguel Santos, do 10.º C, acompanhou à viola leituras feitas pela PB. Tendo-se deslocado a turmas de diferentes anos, percecionaram a sensibilidade e o gosto manifestados face às melodias e palavras de João de Deus e de Mário de Sá-Carneiro, respetivamente em Beijo e em Versos d’amor.
Dada a recetividade manifestada desde o primeiro ano da sua realização (2010), novamente “A poesia toma café consigo!” marcou presença na escola sede, no Centro Escolar de Lamego Sudeste e em cafés de Lamego. Foram distribuídos pequenos desdobráveis coloridos que acompanharam o serviço às mesas. Neles haviam sido transcritos poemas de Eugénio de Andrade, José Saramago, Olavo Bilac, Alda Lara e Mia Couto.
No Centro Escolar de Lamego Sudeste (Ferreirim), as leituras intergeracionais, feitas por avós, encarregados de educação e colegas recém-aposentadas, chegaram a todas as turmas do 1.º CEB e os alunos mais velhos, do 4ºano, após exploração do Kit SOBE e produção de textos, leram para os mais novos, promovendo não só o gosto pela escrita, pela criatividade, mas também pela leitura.
No Centro Escolar de Lamego Nº2, os alunos do 3º B foram a todas as salas apresentar aos colegas um teatro de fantoches, que tinham preparado, após a leitura do livro “Robertices”, de Luísa Dacosta.
Um grupo de crianças foi pelas salas ler poemas de José Jorge Letria e um texto de José Saramago.
Foram distribuídos aos alunos e docentes marcadores de livros comemorativos da Semana da Leitura, onde haviam sido transcritos poemas de José Jorge Letria sobre “… A Língua que falas e escreves…”
Alguns alunos tiveram a oportunidade de ouvir a leitura de livros pelos encarregados de educação.
Uma vez que, por motivos de doença, a escritora Marília Miranda Lopes não pôde estar presente, os alunos das turmas do 3º ano, juntamente com a educadora em funções na biblioteca e as professoras titulares de turma, viveram este momento de forma diferente, já que haviam estudado um pouco da vida e obra da referida escritora. Entoaram uma música referente a “Duendouro”, a obra que alguns haviam adquirido e que já tinha sido trabalhada em contexto de sala de aula.
Neste momento, importa reforçar uma ideia essencial: o trabalho das BE não se confina à preparação e realização desta semana. Ele desenrola-se quotidianamente, em cooperação com diferentes agentes da comunidade escolar e educativa, convergindo para a concretização da missão de educar/formar cidadãos ativos, intervenientes, críticos e criativos.
Terminamos apresentando o nosso bem hajam a todos quantos viabilizaram e/ou participaram na Semana da Leitura.

 

Amélia Bernardo e Isabel Moita, professoras bibliotecárias
Ana Margarida Roçado, professora de apoio à BE do CEL N.º 2

Share

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA SÉ – LAMEGO: A SEMANA DA LEITURA EM REVISTA

Após a Semana da Leitura, divulgaremos imagens ilustrativas dos seus momentos mais marcantes.
Apresentamos, agora, um slideshow relativo à interação da escritora Aurora Simões de Matos com alunos do 2.º CEB.
Com toda a sua simpatia, afabilidade, paciência e humildade de que só os verdadeiramente notáveis são capazes, a escritora prendeu a atenção do público-alvo, levando-o numa viagem pelo mundo da sua criação literária e por lugares e acontecimentos que a marcaram.


Aurora Simões de Matos na Escola Bás. e Sec. da Sé – LamegoVideo Maker

Share