Endereço e Contatos

Hora Atual: 27-09-2024 08:33:28

Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego … em Projeto Internacional Clima@EduMedia

ClimaEduMedia

A Sessão de Lançamento do Projeto Clima@EduMedia  decorreu no dia 9 de dezembro de 2104, no Anfiteatro  Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, contando com a presença dos responsáveis da UP e os representantes dos média escolares das 25 escolas participantes, entre elas o nosso Agrupamento.
O projeto “Clima@EduMedia”, desenvolvido ao abrigo do Programa “AdaPT” pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), pretende educar os estudantes de 25 escolas do país para o tema das mudanças do clima, através do uso dos média.
José Azevedo, docente da FLUP, investigador do CETAC.MEDIA e coordenador do projeto, refere que “a generalização do acesso às tecnologias digitais abriu um vasto leque de possibilidades de inovação no que toca a relação dos média com a aprendizagem.”
O desafio do “Clima@EduMedia” é produzir conteúdos mediáticos estimulantes sobre as alterações climáticas e, em simultâneo, possibilitar estratégias onde os alunos possam aprender através do próprio processo de produção.
O projeto “Clima@EduMedia” é multidisciplinar, e nele colaborarão as Faculdades de Letras e de Ciências da Universidade doPorto, bem como a sua Unidade de Novas Tecnologias na Educação. De salientar a participação de 25 escolas portuguesas de todo o país e ainda uma parceria com a Universidade da Islândia.
O Programa “AdaPT” foi criado com o objetivo de apoiar financeiramente a atuação em matéria de “Adaptação às Alterações Climáticas” em Portugal, e o seu desenvolvimento foi guiado pelos termos estabelecidos no “Memorando de Entendimento” assinado entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants).

Nesta sessão de lançamento, o professor José Azevedo destacou como grandes objetivos do projeto o desenvolvimento da literacia científica em paralelo com a literacia mediática; a criação de materiais científicos a disponibilizar posteriormente numa plataforma online, através dos quais os alunos serão capazes de apreender as matérias, pensar em soluções de adaptação e mitigação para as suas escolas e localidades e comunicar e partilhar as suas ideias sobre as alterações climáticas com a comunidade em geral; um aumento significativo do nível de conhecimento da comunidade educativa sobre as oportunidades e ameaças trazidas pelas mudanças do clima, e contribuir para que aceitem as suas responsabilidades no que toca à adaptação e mitigação dos seus impactos; a inovação em termos de abordagem no que toca ao ensino e à aprendizagem através da inserção dos média na sala de aula; a criação de consumidores de média relacionados com alterações climáticas mais conscientes da forma como a construção da mensagem afeta o seu impacto, e a capacitação dos estudantes para o debate público sobre o tema.
No que respeita à operacionalização do projeto, será realizada formação online para professores (MOOC), bem como “Formações Relâmpago”, e serão promovidas fontes credíveis de informação, utilizando os média nacionais e internacionais ligados à rede de média escolares existente. Posteriormente, serão produzidos materiais educativos sobre alterações climáticas, que serão divulgados de uma forma pró-ativa junto da comunidade educativa, sempre com a preocupação de integrar a questão das alterações climáticas em diferentes campos educacionais, e de estabelecer pontes entre professores de diferentes áreas científicas a partir dos conteúdos mediáticos.
Para além destas atividades, o projeto envolverá ainda um concurso final para as escolas participantes apresentarem as melhores ideias, desenvolvidas em meio escolar, para mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Cristina Parente, Adjunta do Diretor

Logotipo ME 2024                    Dgeste                    IAVE