José Saramago (1922-2010)

José Saramago destacou-se como romancista, dramaturgo, poeta e contista.

Nasceu em Azinhaga de Ribatejo, no concelho de Golegã, distrito de Santarém, no dia 16 de novembro de 1922. Filho de camponeses, com dois anos de idade, mudou-se com a família para Lisboa.

Estudou na escola técnica onde concluiu o curso de serralheiro mecânico. Trabalhou como serralheiro, foi funcionário público na área da saúde e da Previdência Social.

“Como não tinha livros em casa (livros meus, comprados por mim, ainda que com dinheiro emprestado por um amigo, só os pude ter aos 19 anos), foram os livros escolares de Português, pelo seu carácter “antológico”, que me abriram as portas para a fruição literária: ainda hoje posso recitar poesias aprendidas naquela época distante.”

Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. 

Em 1998, Saramago ganhou o Prémio Nobel de Literatura. A sua obra mais polémica é O evangelho segundo Jesus Cristo (1991), que gerou muitas críticas ao autor na época de sua publicação. A obra mais conhecida é  Ensaio sobre a cegueira (1995), devido à sua bem-sucedida adaptação para o cinema. Faleceu a 18 de junho de 2010, em Tias, Lanzarote, Espanha.

Share