O Pinóquio dos ovos de ouro

Há muito, muito tempo, quando as pessoas estavam todas tristes, numa ilha longínqua, apareceu um mendigo, de seu nome Pinóquio. Ele vivia feliz, ao contrário das outras pessoas, mas não tinha casa nem comida. Ou seja, não tinha nada, mas era feliz. As outras pessoas tinham tudo isso, mas eram tristes.
Uma vez o mendigo Pinóquio teve um convite para ir trabalhar para o homem mais rico e o pior daquela ilha. Tinha de ir fazer limpeza à casa dele e ele aceitou.

Quando começou a trabalhar ficou admirado com o palácio que o homem rico tinha; entrou para o palácio e o seu patrão mandou-o logo ir servir à mesa e nem o cumprimentou. Ele levou pão, leite e várias variedades de petiscos exóticos. No fim de comer tudo, Pinóquio pediu ao Senhor Doutor se podia comer as migalhas que ficaram em cima da mesa, mas ele, furioso, disse logo que não. Quando Pinóquio pegou nas migalhas para deitar ao lixo, elas transformaram-se em ovos de ouro. Ele ficou espantado.

  Entretanto foi para casa e pensou que as outras pessoas tinham tudo, mas não eram felizes. Pinóquio não tinha nada mas era feliz. Por isso decidiu repartir os ovos de ouro pela ilha toda menos pelo homem rico que ficou pobre por ter tanta maldade. Por todas estas razões o mendigo continua feliz.
Joel Santos e José Paulo Lopes