Endereço e Contatos

Último Mês
O teu IP: 3.140.197.65
Hora Atual: 27-09-2024 08:18:04

Projeto Erasmus + - Professores e alunos de delegações estrangeiras na Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego

No âmbito do projeto Erasmus + “No Barriers for Europeans” (“Europa sem Barreiras”), iniciado  em outubro de 2014, uma parceria estratégica da educação escolar com escolas da Turquia, Espanha, Polónia, Itália, Lituânia, que envolve alunos do ensino básico, decorreu na cidade de Lamego, entre os dias vinte e quatro e vinte e nove de janeiro, o 5.º encontro, que contou com a participação de Diretoras de algumas escolas parceiras, de professores e alunos.

A sessão de abertura dos trabalhos, realizada no auditório da escola sede do Agrupamento, no dia 25 de janeiro, pelas 9: 45 horas, foi antecedida por um momento em que dois grupos de alunos dos 8.º F, 9.º C, 10.º A, 10.º B e 12.º A mostraram o seu potencial enquanto dançarinos com a apresentação de duas danças.

O Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas da Sé, Dr. Carlos Dinis, deu as boas-vindas a todos parceiros, realçando a importância que a Escola Básica e Secundária da Sé tem dado, desde 2000, a este tipo de projetos de âmbito internacional, tornando-a uma Escola Aberta ao mundo global e plural, respeitadora da singularidade de cada um, na valorização da diversidade cultural. Seguidamente, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer todo o trabalho desenvolvido até ao momento pelo Agrupamento. As diferentes delegações estrangeiras foram ainda presenteadas com um momento único: uma canção intitulada “No Barriers for Europeans”, cuja letra e música foram produzidas pelos alunos portugueses participantes neste projeto.

No final da tarde, a Sra. Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Dra. Andrea Santiago, acolheu as delegações estrangeiras, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego.

Este encontro propiciou um conhecimento estreito da cidade de Lamego e da região do Douro, da escola sede do Agrupamento e respetivos Centros Escolares e da Associação Portas Prá Vida e suas valências. A participação em atividades letivas na escola sede e no Centro Escolar Lamego n.º 2, e em atividades de formação diversificadas realizadas no Centro Escolar de Lamego Sudeste, na escola sede e no Museu do Douro acrescentaram valor para a concretização dos objetivos do projeto e proporcionaram um enriquecimento profissional de todos os participantes.

O acolhimento em casa de famílias e a participação em aulas dos colegas portugueses possibilitaram aos alunos italianos e turcos um maior conhecimento do meio escolar e do meio familiar.

As visitas aos Centros Escolares foram dois dos pontos altos, nos quais os parceiros foram calorosamente recebidos por alunos, assistentes operacionais e docentes. Durante a sua estadia em Portugal, os participantes vivenciaram ainda um momento inesquecível: uma palestra sobre a história de vida de Bento Amaral, o verdadeiro exemplo da resilência e da superação, seguida de uma visita ao Museu do Vinho do Porto, guiada pelo enólogo Bento Amaral, chefe de Câmara dos Provadores do  Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Os participantes parceiros foram unânimes ao avaliar este encontro como um sucesso, tanto no que concerne às atividades de formação, como às diferentes atividades de descoberta da cidade e da região. Esta estadia permitiu-lhes o reconhecimento e a valorização das condições que o nosso Agrupamento proporciona, assim como também do excelente nível de trabalho que nele é desenvolvido.

A equipa deste projeto agradece o apoio e a colaboração dos Coordenadores de Escola, das bibliotecas escolares do Agrupamento, dos docentes que abriram as portas das suas salas de aula às diferentes delegações, de todos os docentes que direta ou indiretamente deram a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, de todos os docentes pela sua simpatia e hospitalidade, dos formadores que proporcionaram momentos únicos de formação, dos assistentes operacionais e técnicos, dos alunos participantes no projeto e envolvidos na receção dos parceiros, dos encarregados de educação e da Associação de Freguesias de Sudeste. A todos o nosso muito obrigado.

A Coordenadora do Projeto,
Cristina Parente