Endereço e Contatos

Hora Atual: 27-09-2024 00:34:24

Escola Básica e Secundária da Sé-Lamego galardoada como Eco-Escola em 2021/2022

Certificado-Eco-Escolas-2021-2022

Eco-Schools é um Programa internacional, coordenado pela Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), desde 1996. Tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

A nossa escola aderiu a este programa no ano letivo 2019/2020 e, desde então, tem desenvolvido um conjunto de atividades que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis. Como reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, foi atribuída à nossa escola, no ano letivo 2021/2022, a bandeira verde Eco-Escolas.

Obrigado a todos que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade escolar.

A coordenadora do programa,
Sónia Cunha

Cartaz ECO CÓDIGO

Cartaz ECO código

22 de Março, Dia Mundial da Água

Dia Mundial da gua

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.

A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

Os alunos do 5º ano, no DAC “+ Ciência”, trabalharam em parceria com o Eco-Escolas e elaboraram cartazes de sensibilização para a comunidade escolar.

@ecoescolas_pt
#ecoescolas

Professora Vera Oliveira

Inquérito Eco-Escolas - Questionário aos alunos

Inquerito Eco escolas

No âmbito do projeto Eco-Escolas realiza-se no Agrupamento, até dia 8 de fevereiro, a Auditoria Ambiental 2021/2022, destinada aos alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos.

Este inquérito servirá para compreender os hábitos e as opiniões dos alunos da escola em aspetos relacionados com o ambiente.

Responde ao questionário através do link: https://forms.gle/bLtuM17BXM6Wiit19

Só juntos poderemos detetar os principais problemas e contribuir para que a nossa escola se transforme num local ainda mais agradável e mais sustentável!

O Conselho Eco-Escola agradece a tua colaboração!

Enfeitar reciclando

A Escola sendo um espaço social, onde os comportamentos ambientais devem ser uma prática comum, consistente e transversal a todas as práticas letivas baseadas em atitudes pró-ambientais, dinâmicas e consciente que o Planeta Terra é um bem comum e que deve ser protegido e acarinhado por todos.

Numa parceria entre o Programa Eco-Escolas e o DAC “+Mundo” (História e Geografia), foi desenvolvido o Projeto " Enfeitar reciclando".

Os alunos, do 7º ano, foram convidados a aplicar os conhecimentos/técnicas de Localização Relativa (rosa dos ventos) para construírem enfeites para a árvore de Natal da Comunidade Educativa, tendo como premissa a reutilização/reciclagem de materiais.

Foram, também, convidados a participar, os alunos do 6º ano, que contribuíram com enfeites natalícios, igualmente elaborados tendo em conta a política de reutilização de materiais.

enfeitar1

Este processo pedagógico participativo permitiu que todos elementos da comunidade educativa tomassem consciência sobre a problemática ambiental atual e atuar como forma de alerta para a importância da preservação ambiental e sustentabilidade do Planeta.

enfeitar 2

As professoras responsáveis pelo Eco-escolas,

Vera Oliveira
Tânia Magalhães
Isabel Pinto

Concurso Reciclar é na Boa!

Aceitam um desafio?
Agarrem uma das propostas do Concurso Reciclar é na Boa!
Entrem no mundo da reciclagem e divirtam-se a criar o futuro!

Reciclar é na Boa

Projetos "Horta Pedagógica", "O Cantinho das Ervas Aromáticas" e "Flores para Flores"

O espaço escolar é um espaço rico em possibilidades de aprendizagem e interação. Não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola.

Projeto-Horta-Pedagógica

Associados ao "Projeto Eco-Escolas" têm sido desenvolvidos três projetos  com enorme interesse no nosso Agrupamento: a “Horta Pedagógica”“O cantinho das ervas aromáticas” e “Flores para Flores”.

Com estes projetos, várias foram as etapas a executar:

Tratar e compor a terra, plantar e semear, tratar e cuidar e claro… colher!

A Horta pedagógica/Cantinho das aromáticas: várias etapas do trabalho desenvolvido.Horta-Pedagógica

Visita-Alunos-Centros-Escolares

Floes-para-Flores

Todo este trabalho não teria sido possível sem a preciosa colaboração das assistentes operacionais: Helena Gonçalves, Deolinda Gomes, Anunciação Rodrigues, Rosa Lopes e Florbela Silva.

Vamos continuar o bom trabalho!

Programa Eco-Escolas

Logo Programa Eco-EscolasÀ semelhança dos anos anteriores, no presente ano letivo, o nosso Agrupamento vai continuar a participar no Programa Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

É interdisciplinar, transversal, abrange todas as disciplinas e áreas de estudo.

O Programa Eco-Escolas pretende, desta forma, ser um contributo metodológico para uma educação participada e esclarecida em escolas onde educar é criar cidadãos conscientes e ativos pelo ambiente.

Este ano letivo vamos trabalhar os temas base “água, resíduos e energia”, e o tema do ano “Biodiversidade – Preservar e Regenerar”, para além de continuar com os projetos “Horta Pedagógica”, “Cantinho das aromáticas” e “Flores para Flores”.

As professoras responsáveis

Vera Oliveira