Cantar os reis

DSC00934

No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, este terá sido o dia em que, Jesus recebeu a visita dos Reis Magos vindos do Oriente, guiados por uma estrela.

Também nós, no Centro Escolar, todos os anos, nesta data, recebemos a visita dos nossos amigos, os utentes do Lar de Santo António. Apesar das mazelas causadas pelos anos vividos, chegam felizes, sorridentes e bem afinados, com as suas coroas reais, nas cabeças. Vão caminhando pelos corredores, lentamente, encostados às suas bengalas, andarilhos ou cadeira de rodas mas, nada os demove, todos os anos, do cumprimento desta missão: Cantar os Reis aos alunos e professoras do Centro Escolar. Consigo trazem presentes tal como os Magos levaram ao Menino.

Terminado o seu delicado desempenho, foi servido um agradável lanche convívio com os todos os docentes e não docentes, na cantina, do Centro Escolar. Não ficam esquecidos, os outros “amigos” a quem a idade ou a doença não permite sair do Lar. Para esses, as Sras. professoras prepararam uma encantadora surpresa: um rebuçado gigante, recheado de coisas boas.

04012013_003

Despedem-se sem pressa, com desejos de Bom Ano e a promessa de voltar, no próximo ano.

Note-se que estes acontecimentos se encontravam calendarizados no Plano Anual de Atividades visando a envolvência com o meio próximo (toda a comunidade). No sentido de se dar resposta a esta envolvência, e porque cabe ao profissional de ensino “promover interações ricas para aprendizagem e formação dos nossos alunos”, proporcionaram-se momentos de envolvimento socio afetivo valiosos, em que os alunos partilharam e registaram conhecimentos ligados à cultura tradicional Portuguesa e renovaram os votos de novas visitas.

Publicado por em 7 Jan 2013 arquivado em Geral. Podes seguir qualquer resposta a este artigo através de RSS 2.0. Comentários e pings estão actualmente fechados.