Os idosos do Lar de Santo António cantaram os Reis no Centro Escolar

Dia de Reis

(clicar na imagem para ampliar)

Depois do Natal vêm os Reis e o Cantar dos Reis ou das Janeiras,  uma tradição praticada em todas as regiões de Portugal, que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Noutros tempos, esses grupos iam de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das festas natalícias, encerrando assim, esta época festiva.
No Centro Escolar Lamego Sudeste voltou a ser cumprida esta tradição.
Dando sequência ao que tem sido feito em anos anteriores, os utentes do Lar de Santo António de Ferreirim trouxeram os seus cânticos dos Reis, cheios de encanto e boa disposição, para saudar a comunidade educativa do Centro Escolar Lamego Sudeste. A melodia, belíssima e entoada com alma, penetrou nos nossos corações e encheu a nossa escola de amor e alegria.
Esta atividade tem sempre uma grande recetividade, pois todos os alunos, professores, assistentes operacionais e restantes funcionários se mobilizam para assistir e aplaudir.
Recebidos com simpatia, os nossos idosos terminaram a sua atuação na cantina da escola, onde lhes foi servido um pequeno lanche, oferecido pela Associação de Freguesias do Sudeste do Município de Lamego, que serviu como um pequeno mimo, que lhes adoçou o regresso à instituição.
O balanço desta atividade é, sem dúvida muito positivo e é «muito bom que isto aconteça» pois além de permitir reviver a tradição do cantar dos reis de uma forma genuína, através do convívio, da música, das letras…, perpetuando as nossas raízes e a nossa memória coletiva, ajuda, também, a promover o bom relacionamento intergeracional, objetivos primordiais desta e (de outras) atividades que ao longo do tempo se vêm fomentando entre estas duas instituições – Centro Escolar Lamego Sudeste e Lar de Santo António de Ferreirim.

Publicado por em 18 Jan 2014 arquivado em Geral. Podes seguir qualquer resposta a este artigo através de RSS 2.0. Comentários e pings estão actualmente fechados.