O Carnaval do Centro Escolar
No dia 28 de fevereiro, à semelhança dos anos anteriores, o Centro Escolar Lamego Sudeste saiu à rua para festejar o Carnaval.
O cortejo carnavalesco foi cuidadosamente planeado pelas professoras e pelas educadoras.
Nele participaram com entusiasmo todas as crianças da educação pré-escolar e todos os alunos do 1.º ciclo, do Centro Escolar bem como todos os professores e Assistentes Operacionais.
O tema Património Cultural e Arquitetónico da nossa terra levou o corpo docente a recordar, este ano, o Carnaval dos nossos Avós.
O Compadre Entrudo morreu e foi a enterrar! Ninguém quis faltar! Todos quiseram assistir ao Enterro e herdar alguma parte do seu património.
As Viúvas choraram o seu ente querido e reclamaram a choruda herança. A Nobreza, na penúria, vestiu os mais belos fatos. O Povo veio com a esperança de regressar a casa menos pobre. O Clero representado pelos frades, apesar do voto de pobreza, veio tentar a sua sorte.
Do Lar de Santo António, vieram os pintores “descendentes” dos Mestres Pintores do Convento de Ferreirim, com as suas coloridas fardetas, de paleta e pincel nas mãos.
Ao chegar ao Largo do Convento, o Compadre foi queimado perante toda a assistência que aplaudiu entusiasmada.
É de salientar a forte presença de pais e encarregados de educação, bem como de outros familiares. Para além destes, estiveram presentes, todos os elementos da direção do Agrupamento da Sé, facto que premiou o esforço dos envolvidos.
O Sol também quis marcar presença presenteando-nos com uma linda manhã que permitiu às crianças usufruírem de um dia diferente.
Como vem sendo hábito, a GNR, disponibilizou uma patrulha para regularizar o trânsito durante o evento, garantindo, deste modo, a segurança dos participantes.
Para o ano, cá estaremos com a mesma alegria e jovialidade.
A Coordenadora Maria José T. Cabral Silva
URL do artigo: http://aves.edu.pt/ces/?p=1590