O 25 de abril – revolução dos cravos

No dia 24 de abril, os alunos do 3ºB exploraram um CD sobre o 25 de abril de 1974, o  dia  que trouxe uma revolução muito importante para a sociedade portuguesa.

A  canção “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho,  que marcou o início das operações militares contra o regime, foi escutada atentamente.

Cravos 1

O tema ”Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso, cantor de intervenção que sempre lutou, na clandestinidade contra o Estado Novo foi cantado por todos.

Este movimento ficou conhecido como Revolução dos Cravos, pelo facto de terem sido muitas as imagens divulgadas com soldados empunhando armas de cujos canos brotavam cravos.

Após a exploração dos textos e imagens da época, presentes no CD, os alunos, com a ajuda das professoras e assistentes operacionais, elaboraram cravos vermelhos evocativos de um dos símbolos mais persistentes do 25 de Abril.

Publicado por em 26 Abr 2014 arquivado em 1.º Ciclo. Podes seguir qualquer resposta a este artigo através de RSS 2.0. Comentários e pings estão actualmente fechados.