Visita ao Mosteiro de Santo António de Ferreirim

Dando continuidade ao Projeto “Património Cultural”, os alunos do Centro Escolar deslocaram-se, hoje, dia 26 de maio, ao Mosteiro de Santo António de Ferreirim. Este monumento, atualmente Igreja Paroquial da freguesia de Ferreirim, foi erigido nos finais da Idade Média por iniciativa de D. Francisco Coutinho, último Conde de Marialva, que doou os terrenos circundantes, em 1525 e cujo túmulo se encontra no interior da igreja. O convento foi entregue à Ordem Franciscana, em 1525 e, dois anos depois, entravam os primeiros monges.

O aspeto geral do mosteiro data do século XVI, quando foi sujeito a grandes reformas. A igreja foi construída a partir de 1532, com elementos renascentistas e manuelinos ainda visíveis numa parte do pórtico de entrada da Igreja. Foi sendo sujeito a reformas das quais se destacam as sofridas nos séculos XVII e XVIII que lhe deram a atual aparência.

Possui uma só nave e no seu interior tem painéis pintados de um retábulo encomendado, no início do século XVI, pelo Cardeal Infante D. Afonso, filho de D. Manuel. Os autores dos painéis, eram alguns dos melhores pintores de Portugal, na época, sendo designados “Mestres Pintores de Ferreirim”. Detém uma torre fortificada, situada na parte anterior, talvez datada do século XIV.

A extinção das ordens religiosas em 1834, o incêndio de 1954 e a derrocada, em 2001, do que restava do edifício, na sequência de causas climatéricas extremas, impuseram um futuro duvidoso para este imóvel, que viu todo o espaço das dependências monásticas praticamente destruídas. Após estes contratempos, a igreja foi convertida em Igreja Paroquial, o que restou do Mosteiro foi demolido, caiu em ruína ou foi vendido em leilão público.

Com este tipo de visitas, as docentes pretendem despertar, nos alunos, o gosto e o prazer da preservação do Património que lhes foi deixado pelos seus antepassados e que a muito custo chegou até eles.

A Coordenadora do Centro Escolar

Maria José Cabral da Silva

Publicado por em 26 Mai 2014 arquivado em Geral. Podes seguir qualquer resposta a este artigo através de RSS 2.0. Comentários e pings estão actualmente fechados.