Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
“As melhores e mais bonitas coisas neste mundo não podem ser vistas nem ouvidas, mas precisam de ser sentidas com o coração.” Helen Adams Keller
Celebrou-se no pretérito dia 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU). As Bibliotecas Escolares (RBE) do Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego uniram-se ao nobre trabalho realizado pelas Unidades de apoio especializado à multideficiência (UAEM) e à Equipa/Grupo de Educação Especial.
O objetivo desta articulação passou por “promover a consciencialização e por mobilizar o apoio para questões importantes relacionadas com a inclusão de pessoas com deficiência na escola/sociedade” junto da comunidade educativa. Nesta organização de práticas de trabalho colaborativo pretende-se reforçar a importância do papel formativo da comunidade escolar no desenvolvimento de competências informacionais, cognitivas e artísticas das crianças e jovens com NEE, bem como minimizar as diferenças e proporcionar a todos os alunos uma plena integração na escola e na sociedade.
No Agrupamento, durante uma semana, nas Bibliotecas Escolares e em toda a Escola, as turmas da Educação Pré‑escolar e do Ensino Básico e Secundário dialogaram sobre a temática, visualizaram filmes e animações, exprimiram sentimentos e registaram pensamentos sobre as Pessoas Especiais.
As Unidades de apoio especializado à multideficiência (UAEM) e a Equipa/Grupo de Educação Especial realizaram sessões de sensibilização e informação nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Dialogaram sobre atitudes e valores assertivos, no âmbito da Educação e Cidadania e na formação de cidadãos socialmente comprometidos. O Centro de Recursos em Tecnologias de Apoio à Educação Especial de Cinfães (CRTIC Cinfães) foi igualmente convidado a partilhar e promover o enriquecimento pessoal e profissional através da partilha de experiências e saberes.
Registou-se um envolvimento positivo, consciente e colaborativo no Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego.
A Professora Bibliotecária Cristina Correia
URL do artigo: http://aves.edu.pt/ces/?p=2379