Encontro com a escritora Olinda Beja
A escritora e poetisa Olinda Beja nasceu em S. Tomé e Príncipe. Com cerca de dois anos, deixou o arquipélago e passou a viver deste lado do mar. Sentindo o chamamento do som do ossobô, da beleza dos rios caudalosos, do suave canto das aves exóticas, resolveu voltar às suas raízes maternas e regressou às ilhas.
Durante o ano escolar, Olinda Beja desloca-se a estabelecimentos de ensino onde, através de entrevistas e outras atividades culturais, dá a conhecer as ilhas.
No seu livro “Um grão de café”, trabalhado pelos alunos do 3º e 4ºanos, conta a história de Paguê, o menino que deu origem ao nome da ilha do Príncipe. Um grupo de alunos dramatizou a obra, que faz parte do Plano Nacional de Leitura, a pedido da autora.
A escritora apresentou imagens da paisagem são-tomense e das plantações de cacau e café. Sendo também uma excelente contadora de histórias, partilhou com a plateia uma história contada e cantada como é costume fazer-se em S. Tomé e Príncipe.
Antes da sessão de autógrafos, os alunos das várias turmas presentearam a autora com os trabalhos que realizaram sobre a obra, a geografia e a história da sua ilha, os provérbios que se associam ao conto, poesias, ilustrações,…
A Coordenadora
Maria José Cabral da Silva
URL do artigo: http://aves.edu.pt/ces/?p=2767