O coronavírus

O coronavírus também é chamado de COVID-19 porque COVID significa coronavírus e 19 porque ele foi descoberto em 2019.

O coronavírus apareceu na China, quando um homem foi a um restaurante chines e comeu um morcego com coronavírus e assim se foi passando de pessoa para pessoa, de país para país, até chegar a Portugal.

Por causa deste coronavírus as escolas fecharam, os restaurantes, os cafés, os jogos de futebol…

Vários países, incluindo Portugal, adotaram uma medida chamada quarentena. É uma medida de segurança para que o vírus não se espalhe tão rápido. O vírus só se consegue ver pelo microscópio, mas transmite- se por gotículas de saliva que as pessoas infetadas, ao tossir ou espirrar, vão espalhando e este vírus ainda demora algumas horas, até mesmo dias a morrer.

As medidas recomendadas de proteção são: tossir para o antebraço, não andar em multidões, lavar as mãos muitas vezes por dia e não partilhar os objetos pessoais.

Os dois países com mais mortos por coronavírus neste momento são a Itália e a Espanha, ultrapassando a China.

Em Portugal também já há mais de cinco mil infetados e mais de uma centena de mortos.

Apesar de todas as medidas de segurança os números estão sempre a subir. Há muita gente que pensa que isto é uma brincadeira, pensando que só acontece aos outros, por isso foram para a praia, esplanadas ou fazer exercícios em multidões ou até ir as compras encherem os carrinhos de compras sem pensarem nos outros.

Todos temos de nos portar bem, fincando em casa, para que esta pandemia passe o mais rápido possível, para eu poder regressar à escola, e ser finalista do 4ºano, voltar aos Craques para jogar o resto do campeonato e para voltar as aulas de música para continuar a aprender a tocar trompa e poder entrar para a Banda.

Tomás 4º A CELS                                                         5-04-2020

Publicado por em 28 Abr 2020 arquivado em 1.º Ciclo. Podes seguir qualquer resposta a este artigo através de RSS 2.0. Comentários e pings estão actualmente fechados.