A Biblioteca do Centro Escolar

BIBLIOTECA ESCOLAR

A Biblioteca Escolar é um centro de aprendizagem, onde se faculta uma multiplicidade de fontes e de saberes, nomeadamente o acesso a material impresso, multimédia e audiovisual.

É aqui que está o conhecimento plural, a oportunidade para a fundamentação de saberes e, a partir deles, a chave para a aquisição de novos saberes.

A Biblioteca representa nos nossos dias um espaço muito importante no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Ela coloca à disposição de professores e alunos, um conjunto muito variado de recursos necessários aos objectivos da educação no século XXI.

Na Biblioteca do Centro Escolar esses recursos estão ao serviço da escola, do processo formativo e das aprendizagens dos alunos. A colaboração da Biblioteca com os docentes na concretização das actividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os seus recursos tem sido muito benéfica para toda a comunidade educativa.

Uma boa articulação, entre os professores titulares das turmas e a professora bibliotecária, tal como está a ser realizada, permite que os alunos pratiquem técnicas de estudo variadas, que explorem informação de diferentes tipos de documentos; tomem notas; elaborem fichas de leitura ou resumos; identifiquem palavras-chave; sublinhem, executem esquemas, produzam trabalhos escritos, recorrendo ao uso do computador e à Internet.

A Professora Bibliotecária

Maria José Cabral Silva

Publicado por em 27 Fev 2011 arquivado em Biblioteca Escolar. Podes seguir qualquer resposta a este artigo através de RSS 2.0. Comentários e pings estão actualmente fechados.