Um cego lê um jornal online? Um tetraplégico usa o Google? Como?!

    No dia 9 de Novembro de 2010, alguns alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária da Sé, assistiram a uma acção de sensibilização sobre a acessibilidade  na comunicação através da Informática, para idosos, pessoas  portadoras de deficiência e com outras necessidades especiais. Esta acção foi dinamizada pelo Senhor Engenheiro Fernando Gouveia (professor na UTAD – Vila Real) e teve como objectivos:

  • Consciencializar para as questões da deficiência, da igualdade de oportunidades e do direito à vida autónoma e à participação activa na sociedade.
  • Dar a conhecer as potencialidades (e as limitações) da Informática e das ajudas técnicas na promoção da qualidade de vida no dia-a-dia das pessoas com necessidades especiais  e na igualdade de oportunidades na Sociedade da  Informação.
  • Dar a conhecer a licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD, primeira licenciatura nesta área criada em toda a Europa.

   Esta acção foi muito enriquecedora  porque nos mostrou várias tecnologias que se podem utilizar com pessoas portadoras de deficiência sensorial ou motora, de forma a minorar as suas dificuldades na participação na sociedade e sensibilizou-nos para esta problemática  que todos nós somos susceptíveis de vir a padecer temporária ou permanentemente.