No dia 19 deste mês, a turma teve uma ação de formação com o fisioterapeuta Rui de Sousa Lopes subordinada ao tema «Posicionamentos e transferências» do utente com alguma dependência.
O formador reforçou a sensibilização em relação ao papel de um TAS na prevenção das úlceras de pressão, insistindo na importância da sua prevenção, através de posicionamentos frequentes, de vigilância da higiene corporal e de massagens da zonas críticas, bem como na importância de tomar medidas aos primeiros sinais de pressão.
Alertou para a necessidade de um TAS ser criativo para estar apto a improvisar, perante a escassez de material que se vive nas unidades de saúde, nomeadamente no que diz respeito a lençóis e almofadas, sobretudo para posicionamentos. Salientou a necessidade imperiosa do trabalho em equipa, referindo-se às diferentes competências e funções, cuja diversidade deve funcionar de modo sinérgico, com o intuito de melhorar o serviço prestado ao utente.
Ainda no que diz respeito ao trabalho de esquipa, referiu a importância do cumprimento escrupuloso de todas as tarefas do turno, sublinhando a importância de nunca deixar uma higiene por fazer para os elementos do turno seguinte. Também mencionou a importância da comunicação entre os turnos, quer por escrito, no livro de ocorrências, quer a que é transmitida oralmente.
Toda a parte expositiva foi ilustrada por pertinentes e valiosos exemplos. A sessão prática incidiu sobre a atuação de um TAS em caso de queda do utente e a transferência de doentes de cadeira para cadeira, de pé para a cadeira, da cama para a cadeira e vice-versa.
Toda a sessão foi feita com esclarecimentos de dúvidas pertinentes que os alunos iam apresentando.
A turma considera que a ação foi muito proveitosa, apesar da sua curta duração, pelo que deseja que se faça outra com o mesmo formador a quem agradece a disponibilidade e a excelente capacidade comunicativa.
-
Artigos recentes
- Visita de Estudo a Vila Real
- Ação com fisioterapeuta Rui de Sousa Lopes sobre posicionamentos e transferências
- Julgamento do caso de cegueira no Santa Maria aproxima-se do fim
- Oncologistas denunciam preços elevados de medicamentos contra o cancro
- Notícia preocupante para os profissionais e para os utentes do SNS
Arquivo
Categorias
Meta