Visita de Estudo a Vila Real

No dia 25 de junho, os alunos viajaram até Vila Real para visitar o Banco de Empréstimos de Tecnologias de Apoio (BETA), do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Palácio de Mateus.
Na UTAD, os alunos viram, no edifício do Ex-DRM, um armazém de vários equipamentos de apoio a pessoas com deficiência, temporária ou definitiva, usados e oferecidos pela Suécia. Foram-lhes apresentados, na forma e na função, os diferentes tipos de cadeiras de rodas, de elevadores de sanitas e de móveis, de andarilhos, de canadianas, de cintas e plataformas de transferência, de uma cama elétrica, entre outros. Foi uma oportunidade de conhecer uma experiência de solidariedade entre países e do Centro de Engenharia da Universidade, de conhecer a diversidade de equipamentos e de os experimentar, seguindo as explicações detalhadas do sr. eng. Fernando Gouveia, docente do CERTIC.
De tarde, os alunos visitaram o Palácio de Mateus, joia da arquitetura barroca do Norte do país. Apreciaram a valiosa coleção de peças decorativas oriundas dos quatro cantos do Império, de pintura da escola italiana de Archimboldo, a biblioteca, onde avulta a primeira edição ilustrada de Os Lusíadas. Depois, desfrutaram a beleza dos encantadores jardins franceses do palácio.
Esta visita organizada pelas professoras de Português e de Higiene, Saúde e Cuidados Gerais foi uma oportunidade para dilatar os horizontes culturais dos alunos, para estes conhecerem a variedade de adaptações de veículos, aparelhos e apoios para pessoas com dependência e um património arquitetónico e cultural de valor nacional.
O programa da visita foi integralmente cumprido, tendo ainda havido tempo par uma breve incursão unm espaço referencial da cidade, mesmo ao lado do Ex-DRM, o Jardim da Carreira. Foi uma oportunidade para a turma compreender diferentes aplicações dos conceitos adquiridos na sala de aula e desenvolver o gosto pelo saber e ainda de promover laços de convívio e amizade alunos-alunos e alunos-professores.
Por fim, saliente-se o excelente comportamento e interesse dos alunos muito estimulante para que as professoras organizadoras proponham projetos similares.

Esta entrada foi publicada em ES´TAS de visita. ligação permanente.