A Ciência Descomplexificada - Laboratório Aberto 2024
A Ciência Descomplexificada
Laboratório Aberto 2024
Nos dias 9 e 10 de maio realizou-se mais uma iniciativa do plano de trabalho do Clube Ciência Viva na Escola – AVES. Os laboratórios de ciências da escola sede do Agrupamento estiveram de portas abertas e não faltaram muita ciência, curiosidade, entusiasmo e animação.
No dia 9, os alunos do 10ºA, sob a orientação das professoras Marisa Rebelo, de Física e Química A, e Vânia Pereira, de Biologia e Geologia, receberam os seus colegas mais novos do 9º ano para uma demonstração de algum do trabalho desenvolvido no presente ano letivo nas referidas disciplinas, assim contribuindo para uma melhor orientação vocacional e para decisões mais informadas, terminado o 3º Ciclo.
Num formato semelhante ao de uma feira de ciências, sob a orientação do professor João Silva, os alunos do 12º A e do 12º B, que frequentam a disciplina de Física, receberam os colegas mais novos do 7ºB, proporcionando-lhes um ambiente que lhes permitiu realizar um conjunto de sete atividades experimentais, estimulando o seu interesse pela ciência e pela investigação científica.
No dia 10 de maio, no mesmo formato, foi a vez dos alunos dos 9ºA, 9ºC e 10ºB receberem os seus colegas das restantes turmas dos 7º e 8º anos.
Pelo feedback recebido, quer por parte dos dinamizadores quer por parte dos destinatários, trata-se de uma iniciativa a repetir!
João Silva
O Coordenador do CCVnE – AVES
Programa Erasmus+ - ICT and Outdoor Teaching and Learning in Nice
Programa Erasmus+
ICT and Outdoor Teaching and Learning in Nice
Entre os dias 1 e 6 de abril, os docentes Anabela Angélico, Helena Sebastiana, João Santos, Paulo Monteiro e Rui Rodrigues frequentaram uma formação em Nice, no âmbito do programa Erasmus+, subordinado ao tema “ICT and Outdoor Teaching and Learning”.
Ao longo de 30 horas de formação intensiva, foi possível descobrir novas ferramentas digitais a fim de melhorar as competências básicas de cada um. Os formandos foram constantemente desafiados a utilizarem várias aplicações digitais em sala de aula e fora dela.
Esta formação permitiu perceber que o uso das novas tecnologias ao serviço do ensino e aprendizagem não se confinam à sala de aula. Aprender em espaço aberto é, sem dúvida, uma forma mais apelativa de levarmos os nossos alunos a estarem mais motivados para novos desafios que lhes são lançados. Graças ao modelo SAMR (substitution, augmentation, modification, redifinition), é possível tornar a aprendizagem, com recurso às ferramentas digitais, mais apelativa em qualquer espaço.
Todos os docentes consideram que esta formação foi uma mais-valia para o seu crescimento enquanto profissionais de educação capazes de diversificar o uso de novas tecnologias ao serviço do seu público: os alunos.
Para além da vertente tecnológica, graças ao uso de diversas ferramentas digitais, cada docente foi convidado a participar em várias atividades culturais que permitiram descobrir a cidade de Nice e a região envolvente.
Em breve, os docentes levarão a cabo uma ACD, dirigida a toda a comunidade educativa, que permitirá a divulgação e implementação das novas competências adquiridas nesta mobilidade Erasmus+.
O Coordenador Erasmus+:
Paulo Monteiro
Mais artigos...
- Concurso – “No dia do amor, faz algo inspirador” – Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
- Orçamento Participativo das Escolas - 2024
- 2.ª Edição do Projeto GERAt
- SELFIE - Questionário online sobre a utilização do digital nas escolas
- Escola Saudável e Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência
- Resultado do Concurso de Carnaval «O Meu Chapéu não é Igual ao Teu!»
- Comemoração do Dia Internacional da Educação