Museu dos Catos Moura Marques: Perguntas e respostas
PERGUNTAS:
● Como surgiu a ideia de criar este museu?
● Qual é o seu objetivo?
● Há quanto tempo existe?
● Está disponível aos alunos? Todos os dias, a todas as horas?
● Que atividades promove?
● Em que local da escola se localiza?
● Que papel o Museu dos Catos terá no desenvolvimento das competências referidas no “Perfil do Aluno”?
● Quais as sugestões para o melhoramento deste museu?
RESPOSTAS:
1. O Museu dos Catos Moura Marques foi criado para responder à necessidade de acolher uma coleção de suculentas, que o professor Henrique de Moura Marques, figura conhecida da sociedade lamecense, colecionou durante toda a sua vida. Dada a sua já frágil saúde, o professor do 1º ciclo do ensino básico, que nos últimos anos lecionou na Escola Lamego n.º 2 deste agrupamento, expressou a vontade de doar a coleção. Um grupo de amigos e colegas do professor, reconhecendo o alcance pedagógico da doação, fez as diligências necessárias e angariou os fundos para a criação do espaço físico que acolheu as plantas.
2. Os objetivos são principalmente três: proporcionar às plantas um habitat ideal para o seu desenvolvimento, criar um espaço pedagógico que funcione como extensão da sala de aula possibilitando a diversificação de contextos de aprendizagem, e projetar o agrupamento na comunidade lamecense através de visitas guiadas ao museu, entre outras ações.
3. O Museu dos Catos Moura Marques foi construído no ano letivo de 2012 – 2013. O transporte das plantas e a sua instalação no museu aconteceu na interrupção letiva do Carnaval de 2013.
4. Está disponível todos os dias, em horário letivo, desde que os senhores professores das várias disciplinas o queiram visitar. A chave do museu está disponível na central telefónica. Podem ainda ser solicitadas às docentes responsáveis pelo museu visitas guiadas, desde que os respetivos horários sejam compatíveis.
5. Dado que as ações que implicam interrupção das atividades letivas carecem de aprovação por parte do Conselho Pedagógico, existem constrangimentos na implementação de projetos que apresentem este cariz. Assim, as atividades desenvolvidas cingem-se ao período de tempo dos intervalos letivos e passam essencialmente por assinalar datas comemorativas, bem como as visitas ao museu.
6. O Museu dos Catos foi construído no espaço envolvente da escola sede do agrupamento, junto ao pavilhão oficinal, localizado sensivelmente a sudoeste deste pavilhão.
7. O Museu dos Catos pode contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e valores plasmados no perfil do aluno: curiosidade científica, sensibilidade estética e artística, bem-estar, saúde e ambiente.
8. O museu carece de vários melhoramentos do próprio edifício, como aumentar a luminosidade no espaço interior substituindo os painéis opacos da cobertura por outros translúcidos semelhantes aos já existentes, eliminar a infiltração das águas pluviais e substituir o substrato dos vasos infestado com Oxalis corniculata por outro mais saudável para o desenvolvimento das plantas.
A equipa do Museu dos Catos
Ana Maria Fonseca
Maria da Conceição Canelas