Hábitos e utilização dos serviços de saúde da comunidade escolar

SaúdeOs alunos do Primeiro Curso Técnico Auxiliar de Saúde fizeram um inquérito à população escolar sobre hábitos e utilização dos serviços de saúde. A maioria dos 66 inquiridos situa-se na faixa dos 35 aos 45 anos, logo seguida de outras duas, uma entre 16 e 19 anos, e outra entre 45 e 55 anos, num universo entre os 10 anos e os 60 anos: 26 estudantes, 24 Técnicos Auxiliares Operacionais, 4 técnicos administrativos, 12 professores, sendo 46 do sexo feminino e 22 do masculino. Eis os resultados:

Em caso de necessidade, esta população recorre, em primeiro lugar, ao Centro de Saúde, em segundo lugar, ao Hospital e à Unidade de Saúde Familiar. Saliente-se que 10 inquiridos responderam que recorrem à Farmácia. A esmagadora maioria referiu recorrer aos serviços de saúde apenas em SOS, o que indicia uma conceção de saúde ainda mais curativa do que preventiva.

O atendimento na receção dos serviços de saúde, assim como a alimentação e a higiene surgem como os serviços menos satisfatórios, já que a maioria gostaria que melhorassem. Note-se que se verifica uma considerável satisfação em relação à competência dos profissionais.

Também se constata um relativa satisfação quanto à prestação de cuidados de saúde, já que não houve ninguém que a tenha considerado fraca ou má, destacando-se que a maioria a considera entre razoável e boa.

No que diz respeito ao internamento, os inquiridos optam por classificá-lo como bom. A confirmar esta satisfação, refira-se que dos inquiridos, apenas dois fizeram reclamações. Já a insatisfação é evidente em relação à quantidade de serviços de saúde. Todos consideram que devia haver mais unidades de saúde na cidade/região.

Esta entrada foi publicada em ES´TAS em ação. ligação permanente.