Alunos participam no projeto “No Barriers for Europeans”
A Escola Básica e Secundária da Sé encontra-se a desenvolver, desde Outubro de 2014, uma parceria estratégica da educação escolar com escolas da Turquia, Espanha, Polónia, Itália, Lituânia, que envolve alunos do ensino básico. Esta parceria entre escolas insere-se no Programa Erasmus +, no âmbito da Ação 2 – A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas e terá a duração de 2 anos (2014/2016).
O nosso projeto, no qual participam alunos dos 7.º, 8.º e 9.ºs anos de escolaridade, intitula-se “No Barriers for Europeans” (“Não existem barreiras para os Europeus”), tendo como grandes objetivos sensibilizar para a inclusão; aumentar a consciência dos alunos da sua própria identidade nacional e da sua cidadania europeia; desenvolver, testar, adaptar e adotar/ aplicar práticas inovadoras relacionadas com abordagens pedagógicas e metodologias de aprendizagem e de ensino; trocar experiências e boas práticas; realizar atividades de aprendizagem entre pares e oficinas; permitir a alunos e professores o desenvolvimento de aptidões e competências essenciais num mundo globalizado, nomeadamente competências interculturais e competências linguísticas e no domínio das novas tecnologias de informação e comunicação.
Este tipo de parceria implica a realização de intercâmbios, representando, por isso, uma oportunidade para os alunos utilizarem, num contexto real, as línguas estrangeiras que fazem parte do seu currículo.
Entre os dias dezasseis e vinte e dois de novembro, decorreu a primeira atividade de mobilidade, que envolveu a deslocação à cidade polaca Dabrowa Górnicza de um grupo de 25 professores das diferentes escolas parceiras. Este encontro proporcionou um conhecimento estreito do país/ região de cada escola parceira e da sua realidade educativa, uma partilha de informação sobre a situação das pessoas/alunos com deficiência nos diversos países/ escolas parceiras, e a participação em atividades de formação, que acrescentaram valor para a concretização dos objetivos do projeto.
A Coordenadora do projecto,
Cristina Parente