Agrupamento de Escolas da Sé foi aceite como “Escola de Iniciação” ao Plano Nacional de Cinema
O PNC afirma‐se num quadro alargado de valorização da literacia para os media e de promoção do conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais, de afirmação da identidade nacional e da promoção da língua e da cultura portuguesas. Estando efetivamente previsto como um plano de literacia para o cinema e de divulgação de obras da produção cinematográfica nacional e mundial junto do público escolar, pretende despertar nos jovens e nas comunidades educativas o hábito de ver e valorizar o cinema enquanto arte e património cultural. A Equipa de Trabalho do Plano Nacional de Cinema Janeiro 2015 |
O Agrupamento de Escolas da Sé foi aceite como “Escola de Iniciação” ao Plano Nacional de Cinema, fazendo parte da equipa dinamizadora os professores Helena Sebastiana, Filipe Ferraz, Mário Guerra, e ainda os elementos da equipa multidisciplinar Carla Teixeira e Rui Madeira
O texto em epígrafe, retirado da resposta ao pedido de adesão reflete, em parte, a razão da candidatura do nosso Agrupamento. Recorde-se que ainda há pouco tempo o Agrupamento dispôs de um Clube de Cinema que, apesar de algumas limitações, difundiu junto dos alunos dos diferentes ciclos de ensino da Escola Sede o acesso a diferentes cinematografias, organizou debates, incentivou a realização de curtas metragens e promoveu concursos, contribuindo para o aumento da literacia em cinema e para a formação alargada dos discentes neste âmbito, de modo a viabilizar uma maior presença da dita “sétima arte” na nossa Escola.
Quando os irmãos Lumière filmaram com o seu cinematógrafo a chegada de um comboio à estação de Ciotat, em 1895, provavelmente não sabiam que aquele episódio do quotidiano viria a ser o embrião não só de uma indústria mas de uma nova arte. É objetivo dos elementos da equipa dinamizadora do PNC no Agrupamento demonstrar a importância do cinema na formação cultural e social dos alunos e, como este recurso pode ser utilizado por professores, como complemento da aprendizagem. A abrangência de temas que podem ser abordados, a dinâmica cinematográfica diversificada (imagem, som, fotografia, coreografia, argumento, conhecimento), favorecem a apreensão e compreensão das questões que muitas vezes são levantadas no espaço aula das diferentes disciplinas e não só um instrumento de diversão. Assim esperamos.
“Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação”
Charles Chaplin
Pela equipa do PNC do Agrupamento
Mário Guerra