O Museu dos Catos Moura Marques comemora o dia de S. Valentim com a Feira de Catos com Poesia
O Dia de S. Valentim, também conhecido como Dia dos Namorados, comemorou-se na escola sede do Agrupamento com a Feira de Catos com Poesia, em cumprimento do plano de atividades do museu, cumprindo-se a tradição.
S. Valentim foi um bispo que viveu no século III d.C. e sacrificou a sua vida em prol do amor dos jovens que foram proibidos de se casarem pelo Imperador Romano da época. Por acreditar que o amor era a base da família e da felicidade,São Valentim passou a fazer casamentos em cerimónias secretas, contrariando as ordens superiores, acabando por ser descoberto e preso. Na prisão, conheceu uma jovem cega, filha de um carcereiro por quem se apaixonou. Ao que se sabe, a jovem recuperou milagrosamente a visão, após um abraço de amor entre ambos. Apesar do apelo da comunidade, o jovem Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 270 d.C. e mais tarde canonizado, devido à cura da cegueira da sua amada.
Para comemorar essa data, que ficou associada ao amor e amizade, sentimentos que importa promover, preparámos uma feirinha de catos do nosso Museu, com muito amor e com poesia de Fernando Pessoa. A atividade ficou a cargo dos alunos do 9º D que estiveram à altura do desafio.
Estão todos de parabéns!
Pela Equipa do Museu dos Catos,
Ana Maria Fonseca