Professores e alunas da Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego deslocaram-se a Latina, Itália
No âmbito do projeto Erasmus + “No Barriers for Europeans” (“Europa sem Barreiras”), iniciado em outubro de 2014, uma parceria estratégica da educação escolar que envolve escolas da Turquia, Espanha, Polónia, Itália, Lituânia, a delegação portuguesa constituída pelas alunas Beatriz Loureiro, Laura Sarmento, Ana Sofia Pereira, Liliana Pires, Eduarda Teixeira e Íris Silva, do 3.º ciclo do ensino básico, e pelos professores Cristina Parente, coordenadora do projeto, Rui Rodrigues, Rosária Guedes, Margarida Duarte, Anabela Guimarães e Maria do Céu Teixeira partiu rumo a Latina, no dia 1 de fevereiro, tendo regressado no dia 7 de fevereiro.
As diferentes delegações foram calorosamente recebidas pela escola parceira, Istituto Comprensivo Leonardo Da Vinci – Rodari, e pelo Presidente da Câmara da cidade de Latina.
Este encontro propiciou um conhecimento estreito da cidade de Latina e da região de Lazio, do sistema educativo de cada país, de instituições acolhedoras de utentes com necessidades educativas especiais e capacidades de aprendizagem diferentes. Também a participação em atividades de formação diversificadas, que acrescentaram valor para a concretização dos objetivos do projeto, proporcionou enriquecimento profissional e cultural de todos os participantes, reconhecendo, no local, marcos da história e da cultura italianas, nomeadamente na cidade de Roma. O acolhimento em casa de famílias italianas e a participação em aulas dos colegas italianos possibilitaram às nossas alunas um maior conhecimento do meio escolar e do meio familiar.
Durante o encontro, procedeu-se ainda à seleção do logótipo e do slogan portugueses. “More hearts together, break barriers forever” foi o slogan escolhido para o projeto. A partilha de conhecimentos e a vivência de experiências contribuíram para o derrubar de barreiras, especialmente a nível linguístico, e para momentos únicos e inesquecíveis.
Num ponto todos os participantes portugueses convergiram: esta estadia permitiu-lhes o reconhecimento e a valorização não apenas das condições que a nossa escola a todos proporciona como também o excelente nível de trabalho que nela por todos é desenvolvido.
A Coordenadora do projeto,
Cristina Parente