Participação do Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego na sessão EUROSCOLA, em Estrasburgo
A sessão final EUROSCOLA reuniu cerca de 470 alunos de escolas de 21 países, entre as quais uma portuguesa de Lamego, do Agrupamento de Escolas da Sé, que representou Portugal, no passado dia 23 de abril, no hemiciclo do Parlamento Europeu, no edifício Louise Weiss, sede oficial do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Desde logo, os 22 alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade e os dois professores do Agrupamento, que acompanharam os alunos, separaram-se para integrar grupos de trabalho multilingues, e interagir com as diferentes delegações.
Durante a manhã, e depois de os jovens ocuparem os lugares dos deputados europeus e de o discurso de boas-vindas ser proferido, os três administradores do Parlamento Europeu apresentaram, de uma forma breve, o Parlamento Europeu e a União Europeia. De seguida, os porta-vozes de cada uma das escolas de cada país tomaram a palavra para apresentaram a sua escola. Os colegas húngaros presentearam a Câmara dos Eurodeputados com uma canção húngara.
Na sessão dedicada a perguntas, e respostas, estiveram em destaque questões como a imigração ilegal, a adesão da Turquia à União Europeia, os conflitos e desrespeito pelos direitos humanos na Turquia.
À tarde, enquanto os professores se reuniam com um administrador para debater várias questões, entre elas a organização das sessões EUROSCOLA e as possibilidades de trabalho futuro, nas salas das comissões, os alunos, divididos por seis grupos de trabalho temáticos, constituídos por dois representantes de cada país participante, debateram, em inglês, os temas previamente preparados nas escolas sobre ambiente e energias renováveis, desenvolvimento europeu, o futuro da Europa, a liberdade de informação e cidadania ativa, a migração e integração e o emprego jovem.
Do trabalho dos comités saíram propostas para serem votadas, no hemiciclo, pelos jovens “deputados” europeus, através de um inovador sistema de voto electrónico.
Esta participação mostrou as preocupações atuais dos jovens europeus e revelou-se uma experiência inesquecível para os alunos e professores dos 21 estados-membros que os acompanharam, tal como salientou Beatriz Neves: “Quando participamos num concurso desta dimensão e desta importância, é normal sentirmo-nos inferiores e questionarmos o nosso conhecimento. Mas, digamos apenas, que desta vez o Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego venceu todas as probabilidades e levou-nos numas das melhores experiências das nossas vidas. Assim que embarcámos, foi a concretização de um sonho, de uma etapa que acabaria por mudar a maneira como vemos a vida política e o modo como encaramos o dia-a-dia no estrangeiro. A tão esperada chegada a Estrasburgo não podia ter sido melhor. Deparámo-nos com uma cidade jovem, organizada, sustentável e dinâmica que nos proporcionou três dias memoráveis”.
Cristina Parente
Adjunta do Diretor