Erasmus + - Professores e alunas deslocaram-se a Kelmė, Lituânia
Afetos ao projeto internacional “No Barriers for Europeans” (“Europa sem Barreiras”), iniciado em outubro de 2014, no âmbito do programa Erasmus +, 4 alunas do 3.º ciclo do ensino básico, Íris Marques, Liliana Portela, Gabriela Botelho e Rita Regada, acompanhadas pelos professores Cristina Parente, Benvinda Lourenço, Eugénia Coutinho, Teresa Pina, Rui Rodrigues e Paulo Monteiro, realizaram uma mobilidade a Kelmė, uma pequena cidade a cerca de 250 Km da capital Vilnius na Lituânia, entre os dias 15 e 21 de novembro.
As diferentes delegações foram afetuosamente recebidas pela escola parceira Kelmės "Kūlverstuko" lopšelis-darželis, nomeadamente pela diretora Lilija Paradnikienê e pelo Presidente da Câmara da cidade de Kelmė.
Este encontro proporcionou um ambiente de partilha constante de conhecimentos e experiências ao nível do processo de ensino/aprendizagem e, em especial, da integração de alunos com falta de mobilidade e necessidades educativas especiais. As diferentes delegações tiveram ainda a oportunidade de conhecer instituições acolhedoras de utentes com necessidades educativas especiais e capacidades de aprendizagem diferentes, bem como uma instituição de acolhimento em Vijurkai de jovens em risco, que procura propiciar uma integração das crianças órfãs no seio familiar. Por sua vez, as atividades de formação diversificadas, decorridas na escola parceira, no museu da cidade e na Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade de Šiauliai, acrescentaram valor para a concretização dos objetivos do projeto, contribuindo para um enriquecimento profissional de todos os participantes.
A participação nesta mobilidade à Lituânia permitiu, de igual modo, um conhecimento mais profundo sobre uma outra sociedade e cultura e o desenvolvimento das competências sociais e linguísticas, ao nível da língua inglesa.
É de salientar que as alunas representaram muito bem a nossa comunidade escolar e educativa, destacando-se pela sua postura, pela sua dinâmica, pelo seu espírito de grupo e responsabilidade.
Num ponto a delegação portuguesa convergiu: esta estadia permitiu-lhes o reconhecimento e a valorização do excelente nível de trabalho que no Agrupamento tem vindo a ser desenvolvido.
A Coordenadora do projeto,
Cristina Parente