Professores e alunos de delegações estrangeiras na Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego | Projeto ERASMUS + / eTwinning GLOSU21
A Escola Básica e Secundária da Sé encontra-se a desenvolver, desde o início do ano letivo 2017/2018, uma parceria estratégica da educação escolar com escolas da Espanha, Alemanha e Letónia. Esta parceria entre escolas insere-se no Programa Erasmus +, no âmbito da Ação 2 – A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, e tem a duração de 2 anos.
O projeto intitula-se “Challenges of 21st Century: Globalisation and Sustainability”, que significa “Desafios do Séc. XXI: Globalização e Sustentabilidade”, tendo como grandes objetivos o aumento da consciência social, cultural, política e ecológica e a promoção do pensamento crítico, sobretudo a nível cultural e ambiental segundo uma abordagem holística.
No âmbito deste projeto, a cidade de Lamego, entre os dias dezassete e vinte e três de fevereiro, acolheu as delegações de Alemanha, Espanha e Letónia, num total de 7 professores e dezoito alunos.
No início da sessão de abertura dos trabalhos, realizada no auditório da escola sede do Agrupamento, no dia 18 de fevereiro, pelas 8:30 horas, as delegações estrangeiras foram presenteadas com um momento único em que os alunos portugueses participantes no projeto mostraram o seu potencial de rappers: uma canção Rap intitulada “GLOSU21”, cuja letra é da sua autoria.
O Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas da Sé, Dr. Carlos Dinis, deu as boas-vindas a todos parceiros, realçando a importância que a Escola Básica e Secundária da Sé tem dado, desde longa data, a este tipo de projetos de âmbito internacional, tornando-a uma Escola Aberta ao mundo global e plural, respeitadora da singularidade de cada um, e na valorização da diversidade cultural.
Alunos e professores reconheceram no local, marcos da nossa história e cultura, nomeadamente quando visitaram o Museu do Douro e o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, onde tiveram ainda a oportunidade de participar num workshop.
No dia 20 de fevereiro, o Sr. Vice-Presidente e Vereador de Obras e Urbanismo e Serviços Urbanos, António Alves da Silva e a Sra. Vereadora da Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo, Ana Catarina Rocha acolheram as delegações estrangeiras, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego.
O acolhimento em casa de famílias portuguesas e a participação em aulas possibilitaram aos alunos estrangeiros um maior conhecimento do meio escolar e do meio familiar.
Os participantes parceiros foram unânimes ao avaliar este encontro como um sucesso, tanto no que concerne às atividades de aprendizagem/formação, como às diferentes atividades de descoberta da cidade e da região. Esta estadia permitiu-lhes o reconhecimento e a valorização das condições que o nosso Agrupamento proporciona, assim como também do excelente nível de trabalho que nele é desenvolvido.
A partilha de conhecimentos e a vivência de experiências contribuíram para o derrubar de barreiras, especialmente a nível linguístico, e para momentos únicos e inesquecíveis. Em março, um grupo de três professores e seis alunos portugueses terá a oportunidade de reencontrar os seus parceiros e de vivenciar uma nova experiência em Melbeck, na Alemanha.
A equipa deste projeto agradece o apoio e a colaboração da direcão do Agrupamento, dos docentes que abriram as portas das suas salas de aula às diferentes delegações, de todos os docentes que direta ou indiretamente deram a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, de todos os docentes pela sua simpatia e hospitalidade, dos assistentes operacionais e técnicos, da professora responsável do Projeto DASS, dos 3 alunos do Projeto DASS dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, assim como dos Engenheiros Ana Pinto da Câmara Municipal e Filipe Lima da APAVDOURO - Associação dos Produtores Agrícolas do Ave do Douro., dinamizadores de um dos workshops, dos alunos participantes no projeto e envolvidos na receção dos parceiros, e das 18 famílias que acolheram os alunos parceiros. A todos o nosso muito obrigado pelo sucesso deste encontro.
A Coordenadora do Projeto,
Cristina Parente