Primeiro Passo para uma Escola mais Limpa
No âmbito da disciplina de Química de 12.º ano, tomámos a iniciativa de recolher os resíduos nos espaços exteriores da nossa escola. É sobre isto que iremos falar.
O programa de Química está organizado em três unidades, cada uma sobre um tema próprio (Metais e ligas metálicas; Combustíveis, Energia e Ambiente; Plásticos), mas todas subordinadas à temática geral “Materiais, sua estrutura, aplicações e implicações da sua produção e utilização”. Dentro deste último tema estudámos a composições dos plásticos, utilização, aplicações e os seus possíveis impactos ambientais.
Como a poluição provocada pelos plásticos e a sua reciclagem faz parte do contexto desta disciplina e é também um dos subtemas do projeto Erasmus+/eTwinning GLOSU21, (projeto em que alguns de nós participam), decidimos AGIR e realizar recolha de lixo (limpeza dos espaços exteriores da Escola). Assim, dia 14 de novembro, nós, alunos do 12.º ano de Química, durante a aula, preparámos o material necessário (luvas, tenaz e um saco plástico) e dirigimo-nos ao espaço exterior (incluindo a portaria, o campo de atletismo e o campo de futebol) com o intuito de recolher o lixo.
No final da atividade, depositámos o saco com o lixo recolhido no contentor do plástico, para que pudesse ter um destino adequado - ser reciclado.
Ao longo do percurso, encontrámos maioritariamente objetos de plástico (polímeros sintéticos): garrafas de plástico (PET, Polietileno Tereftalato – um Poliéster), tampas de garrafas (PP, Polipropileno), sacos de plástico (PE, Polietileno), muitas embalagens de pastilhas elásticas (PP/PET) e palhinhas (PE) e alguma esferovite (PS, Poliestireno). Recolhemos também lenços de papel (polímero artificial) e pastilha.
Apesar de termos limpo, a escola voltou a ficar decorada com embalagens, no dia seguinte. Por isso, pensamos que não basta apanhar, é necessário educar!
Reduzir a poluição não pode ser apenas um sonho – tem que começar nos gestos e nas atitudes de cada um de nós. Está nas nossas mãos! Talvez um dia seja possível a diminuição da poluição a nível local e, quem sabe, a nível mundial.
Diogo Neves, Diogo Teixeira, Eduardo Silva, Francisca Parente,
Gonçalo Fernandes, Júlia Filipe, José Lobão e Liliana Pires.