Halloween is here!
Os Centros Escolares de Lamego n.º 2 e de Lamego Sudeste foram palco de mais um dia cheio de emoções. A comemoração do Halloween/Dia das Bruxas contou com a participação ativa das crianças da educação pré-escolar, do 1º ciclo e dos encarregados de educação, e contribuiu para a promoção da Educação Ambiental. Estes, juntamente com os seus educandos, foram responsáveis pela fantástica mostra de abóboras com materiais recicláveis e reutilizáveis, cujo empenho, dedicação, e criatividade, concorreram para o sucesso desta iniciativa.
Professor Rui Lopes
Docente de Inglês do 1.º ciclo
O Halloween era, originalmente, um ritual celta, que marcava o fim oficial do verão e o início do Ano Novo Celta e o início do inverno. O termo Halloween tem origem na expressão All Hallows’ Eve (véspera do Dia de Todos os Santos), e é uma festividade de tradição anglo-saxónica, comemorada anualmente no dia 31 de outubro.
Este ano o Halloween foi diferente na nossa escola. Deu-se início à parceria, em termos de atividades, entre o grupo disciplinar de inglês, 2.º ciclo, e o projeto DASS. Na segunda-feira, 29 de outubro, as turmas dos 5.º D e 6.º A realizaram cartazes e outros elementos decorativos sobre o dia, que foram expostos no átrio da escola. Também foi escolhida uma ementa saudável (em inglês) que se concretizou no almoço do dia 31 de outubro, no nosso refeitório. Assim, e como o Halloween terá sempre “bruxas saudáveis”, escolhemos um creme de abóbora e cenoura e rolo de carne com salada. Como bebida, bebemos “sumo do vampiro”, que não era mais nada menos de que xarope de groselha diluído em água. Deu uma sensação assustadora!
Ainda no âmbito da disciplina de Inglês, os alunos do 5.º ano e os seus professores assinalaram esta data com um concurso de abóboras, expostas no átrio da escola sede. As cascas das abóboras foram, posteriormente, reaproveitadas na adubação da horta biológica da escola sede.
Parabéns a todos os participantes pelo seu empenho e pelas suas abóboras assustadoras e criativas com que nos presentearam!
Os professores de Inglês,
Cristina Parente e António Martins