Endereço e Contatos

LOGO-AVES-NOVO

Avenida D. Egas Moniz
Quinta da Cerca
5100-196 LAMEGO

NIF: 600 083 241

Telefone: 254 600280
URL
www.aves.edu.pt/website
E-Mail
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Coordenadas GPS
Latitude: 41º 05’ 29’’ N
Longitude: 07º 48’ 20’’ O

Inovar   PAA

EMAIL  AES

Provas e Exames AVES Piscar

Matriculas e Renovacao AVES Sem Piscar

Ação Social Escolar AVES Sem Piscar

Manuais Escolares AVES Sem Piscar

Concursos AVES Sem Piscar

Avisos e Informações AVES Sem Piscar

Documentos Estruturantes

PCPAPADE 2024 2025

Regulamento  Interno

Projeto  Educativo

Programa de  Mentoria

 Plano Desenvolvimento Pessoal Social Comunitário

Critérios Gerais Avaliação 2024  2025

 Critérios Especificos Avaliação 2024  2025

A Minha Escola

 QR Code APLICAÇÃO PARA
SMARTPHONE
QR CODE APP MINHA ESCOLA

Bibliotecas Escolares Se Lamego

CCVNE

Inscrição CCVNE AVES

Logo Programa Eco-Escolas

logo erasmus e etwinning

Clube Europeu 

Canal Youtube Daily Se

Museu dos Catos MM Logotipo

Apoio Digital

Desbloqueio-e-Atualização-do-Sistema-Cuco
DESBLOQUEIO CUCO

 FAQ' s
(
Perguntas Frequentes)

LOGO EMAD

Estamos no Facebook

RGPD

Encarregado de Proteção
de Dados no Agrupamento

Maria do Rosário
Proença Guedes
Telefone: 254 600280
E-Mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Politica-Privacidade-AVES

O Tempo em Lamego

 

Visitantes

991229
Hoje
Ontem
Esta Semana
Este Mês
Último Mês
Total
204
1025
1229
1229
23695
991229
O teu IP: 3.144.235.141
Hora Atual: 02-12-2024 06:40:33

Academia do Pensamento Complexo: Desafios da ComplexCidade

academia pensamento

Uma atividade que foi “uma coisa fora do normal”, disse o Gonçalo, do 11.º C, ou segundo a Adriana, da mesma turma do Gonçalo, “uma ótima experiência, uma boa oportunidade”. Ou, como disse a Ana Lúcia, do 12.ºC, uma “atividade simplesmente fantástica e maravilhosa (super top mesmo!)”. Ou ainda, nas palavras da Lea, do 10.º B, “uma atividade extremamente bem pensada”, “incrível o pormenor e a imaginação de tudo”. Era como se “estivessem estado mesmo numa Academia”, relatou a Maria Exposto, também do 10.º B. Para a Ana Francisca, do 11.º B, foi “uma experiência diferente”. Ajudou a Mariana Serra, do 12º B, a explorar os seus pensamentos e a perceber como funcionam. Já a Sarah, também do 12.º B, disse que a ajudou a ter uma visão completamente diferente de um problema, aumentando assim o número de soluções disponíveis. E a Rita, da turma da Sarah e da Mariana Serra, disse que a atividade “(que foi fantástica)”, ajudou-a porque aprendeu “a pensar de uma forma mais eficiente acerca de problemas e analisá-los como um todo em que tudo está relacionado”. A Ana Rita, do 11.º B, disse ter sido “uma atividade diferente de outras, uma atividade capaz de nos levar a pensar e a raciocinar acerca de acontecimentos para lá daquilo com que estamos habituados a lidar”. Também disse que “devia haver mais alunos a participar”. A Maria de Lurdes, do 11º B, disse que tudo era muito estranho no início, mas que foi “uma experiência muito educativa e divertida”. A Carolina Santos, do 10.º A, referiu que a atividade “contribuiu para que na sua vida pessoal se pusesse mais no lugar do outro para tentar compreender a perspetiva de todos”. A Maria Inês, do 11.º B, concorda com os colegas. Diz que a atividade a ajudou “a desenvolver formas de resolver um problema específico tendo em conta as circunstâncias, o que no futuro pode ser bastante útil quando estiver face a um problema”.

E agora vejam o que mais disse a Ana Lúcia a propósito da atividade: “numa realidade, existem sempre vários lados e que para se encontrar uma solução para um certo problema, é essencial entender (ou tentar entender) esses lados. Uma pessoa não é uma linha reta, nem um desenho previsível num plano; à mais ínfima mudança, ela muda e isso não é necessariamente mau, mas é essencial entender essa mudança e o que as nossas “soluções” (atitudes) podem desencadear nos vários lados. Mais que aplicar a aprendizagem de explorar todos os intervenientes e lados numa realidade no âmbito profissional, também podemos e devemos aplicá-la a nível pessoal. Ainda mais quando o que está na “moda” é apenas ver um dos lados de uma realidade enorme e mutável”. Fica alguma coisa por dizer? Bom, fica. Fica por dizer que também os Professores Ana Melo e Leo Caves, investigadores doutorados da Universidade de Coimbra, gostaram muito dos alunos do nosso Agrupamento. Gostaram tanto que decidiram voltar para continuar viagem com o mesmo grupo, no dia 22 de maio, novamente das 14:00 às 17:00 horas. Até lá, então!

Vítor Oliveira,
Professor do QA do GR 410

Partilhar

Logotipo ME 2024                    Dgeste                    IAVE