Alunos do agrupamento concretizaram visita ao Castelo de Lamego
“As histórias que os ossos nos contam”
Numa articulação entre a disciplina de Biologia e o projeto DASS2, os alunos do 12.º A e B concretizaram, em 14 de março, uma atividade de exterior no Castelo de Lamego.
Os objectivos trabalhados foram:
• Fomentar o gosto pelo trabalho de pesquisa sobre a evolução e história da alimentação do Homem ao longo dos tempos.
• Observar o esqueleto humano como fonte de estudo sobre aspectos relacionados com a saúde e tipo de alimentação dos nossos antepassados
• Constatar o poder científico dos ossos como forma de identificação do indivíduo quanto ao sexo, idade, doenças, entre outros.
• Conhecer causas de morte de alguns monarcas portugueses e relacioná-las com a alimentação e o sistema imunitário.
• Reconhecer o património local como fonte de informação para o estudo da história da ciência.
Neste local, realizaram um conjunto de tarefas em diferentes espaços - o Núcleo Museológico, a Cisterna e a Torre de Menagem - que lhes permitiu conhecer e explorar o património local, relacionando-o com conteúdos curriculares, conhecer factos da história de Portugal e a sua articulação com a história da ciência, bem como desenvolver competências de investigação com recurso a diferentes fontes de informação.
Uma aula pouco formal, num espaço não formal, que os participantes avaliaram como ‘muito interessante’, ‘muito enriquecedora’ e ‘diferente’.
Um agradecimento ao Doutor Paulo Barradas, Coordenador do Castelo de Lamego, e aos seus colaboradores, pelo acolhimento e disponibilidade com que nos receberam.
As professoras
Gina P. Correia e Fátima Ferreira