Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego na cerimónia de entrega de prémios nacionais eTwinning 2019
O projeto Erasmus +/ eTwinning “Challenges of 21st century: globalisation and sustainability – GLOSU21” desenvolvido, nos letivos 2017-2018 e 2018-2019, foi distinguido com o Prémio Nacional eTwinning 2019, na categoria Erasmus+.
A cerimónia de entrega decorreu no dia 9 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Canelas, Vila Nova de Gaia, onde a docente Cristina Parente vencedora do prémio foi galardoada pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning, coordenado pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação. Durante o evento, a professora apresentou algumas das atividades desenvolvidas através de um pequeno vídeo elaborado por um grupo de alunos.
Ao projeto já tinha sido atribuído um Selo Nacional de Qualidade, ficando automaticamente selecionado para integrar o grupo dos que poderiam ser agraciados com o Prémio Nacional. Os Selos de Qualidade eTwinning são concedidos a professores com excelentes projetos eTwinning, tendo em conta o índice de qualidade baseado na inovação pedagógica, integração curricular, comunicação e intercâmbio entre escolas parceiras e uso eficaz da tecnologia em sala de aula. Os Prémios Nacionais eTwinning 2019 foram atribuídos aos professores portugueses que desenvolveram os melhores projetos europeus colaborativos, no âmbito do projeto eTwinning do Programa Erasmus+, durante o ano letivo 2018/2019.
Do programa do Encontro, constaram ainda duas Mesas Redondas e uma sessão plenária sobre a interdisciplinaridade em sala de aula. A primeira Mesa Redonda foi sobre as Alterações Climáticas - o papel da Escola na Educação Ambiental, com os senhores professores doutores Jorge Paiva da Universidade de Coimbra e Renato Henrique da Universidade do Minho, com o jornalista da RTP João Fernando Ramos a moderar. Os Diretores da Escola Secundária Campos de Melo, do Agrupamento de Escolas de Colmeias, e do Agrupamento de Escolas de Cego do Maio deram o seu testemunho na Mesa Redonda “Os Selos de escola eTwinning – implementação de uma rede de trabalho colaborativo entre professores”.
Este prémio é um reconhecimento importante da qualidade do trabalho desenvolvido. Parabéns aos 63 alunos do ensino secundário e aos professores envolvidos no projeto!