Agrupamento de Escolas da Sé revisita atividade de intercâmbio a Pafos, Chipre
A Escola Básica e Secundária da Sé encontra-se a desenvolver, desde o início do ano letivo 2019/2020, uma parceria estratégica da educação escolar com escolas de Chipre, Finlândia, Letónia e Roménia. Esta parceria entre escolas insere-se no Programa Erasmus +, no âmbito da Ação-Chave 2 – Parcerias Estratégicas.
Faz hoje um ano que as quatro alunas do ensino secundário, afetas ao projeto internacional Erasmus +/ eTwinning “Enhancing ICT skills through Exploring our European Cultural Identity”, que significa “O reforço das Competências Digitais através da Exploração da nossa Identidade Europeia”, Ana Margarida Xavier, Cecília Sousa, Ana Sousa e Beatriz Fonseca, acompanhadas pelos professores Cristina Parente, Benvinda Lourenço, e Rui Rodrigues, realizaram uma atividade de intercâmbio a Pafos, Chipre, entre os dias 9 e 13 de março.
As diferentes delegações foram afetuosamente recebidas pela escola parceira Gymnasium of Panagias Theoskepastis. Este encontro proporcionou um ambiente de partilha constante de conhecimentos e experiências ao nível do processo de ensino/aprendizagem, um conhecimento mais profundo sobre uma outra sociedade e cultura, assim como o desenvolvimento das competências sociais e linguísticas, ao nível da língua inglesa.
As quatro alunas representaram muito bem a nossa comunidade escolar e educativa, destacando-se pela sua postura, pelo seu espírito de grupo e responsabilidade.
Não fosse a pandemia de Covid-19, outros alunos teriam vivenciado idênticas experiências na Finlândia, Roménia e Letónia. Assim, quando a tão desejada “liberdade" chegar, estas vivências in loco farão novamente parte das nossas vidas.
A Coordenadora do Projeto Erasmus +/eTwinning,
Cristina Parente