Turismo e Educação em Lamego – de mãos dadas para dar a conhecer e desenvolver o território de forma sustentável!
No Agrupamento de Escolas da Sé, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, arrancou no início do corrente ano letivo um projeto-piloto de sensibilização para o Turismo, no ciclo do Ensino Básico – Projeto GERAt.
Extensivo a 12 turmas do 8.º ano de escolaridade, de 12 escolas do país, selecionadas pela Direção-Geral de Educação, na área de influência de cada Escola de Hotelaria e Turismo, o projeto será desenvolvido com os alunos da turma do 8.º A, da Escola Básica e Secundária da Sé.
À luz da “Estratégia Turismo 2027”, pretende-se que Portugal seja um dos destinos turísticos mais competitivos, inovadores e sustentáveis do mundo, reforçando a ideia de valorização do território, pelo potenciar do conhecimento do capital humano.
Gera-se, assim, a necessidade de sensibilizar os mais jovens para a relevância do Turismo, com ênfase na valorização e desenvolvimento harmonioso dos territórios, cujos alicerces assentam no talento e no desenvolvimento de competências, e na colaboração entre elementos das comunidades.
No sentido de sensibilizar os mais jovens para a relevância do Turismo e para o desenvolvimento sustentável da região, a turma do 8.º ano levará a cabo diversas atividades interativas e lúdicas, no âmbito da Gastronomia, Património, Cultura e Natureza, capazes de promover de forma ativa o turismo sustentável, demonstrar a importância do bom acolhimento de quem nos visita, e da relevância de se zelar pela proteção e preservação dos diversos patrimónios de Lamego.
Este projeto é uma marca distintiva da qualidade do trabalho das duas escolas do concelho de Lamego, em prol do território e da qualificação dos seus recursos humanos.
A Coordenadora do Projeto
Prof.ª Anabela Melo Trinta Angélico