Concurso Nacional Eco-Código
Já conheces o Eco-Código? Aceitas o desafio?
O Concurso Nacional Eco-Código pretende promover a participação e a criatividade dos estudantes, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.
Definição do trabalho
O trabalho a enviar para concurso, deve obedecer aos seguintes requisitos gerais:
1. Orientação na vertical e bidimensional (não são admitidos trabalhos com colagens de objetos que impossibilitem emoldurar o póster);
2. Apresentar cerca de 10 a 12 frases com o código de conduta ambiental da Escola;
3. Abordagem dos temas-base: água, resíduos, energia, biodiversidade e floresta;
4. Composição de todos elementos gráficos tal como se pretende que sejam divulgados;
5. Identificação de todos os autores (Escola, Professor Coordenador e Alunos) apenas na memória descritiva.
A apresentação gráfica do Poster não deve incluir qualquer identificação da Escola e/ou autores do trabalho. Estas devem ser inseridas no campo da memória descritiva na plataforma Eco-Escolas.
Tal como em anos anteriores, vai decorrer também uma votação da comunidade virtual, através da página de Facebook do Programa Eco-Escolas. Serão premiados os trabalhos com maior número de gostos no Facebook Eco-Escolas, de 30 de junho a 14 de julho de 2023.
Agora que já sabes em que consiste o Eco-Código deixamos dois exemplos de cartazes concorrentes de escolas vencedoras no ano anterior e pedimos a tua participação!