Projeto Comenius, Let the Forests Breathe, da Escola Básica e Secundária da Sé, premiado pela Agência Nacional Turca
O Projeto Comenius " Let The Forests Breathe " direcionado para a problemática ambiental decorrido entre 2010 – 2012 e coordenado pela escola 50. YIL Primary School, e no qual participaram oito países europeus (Portugal, Espanha, Grécia, Turquia, Eslovénia, Bulgária, Polónia e Itália), recebeu uma estrela, sendo considerado um Projeto Estrela (“Star Project”).
Após a apreciação técnica emitida pela Agência Nacional Portuguesa PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida), aquando do terminus do referido projeto, e com a qual o Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego se congratulou na altura, este estabelecimento de ensino tem novamente motivos para se rejubilar com a notícia transmitida pela escola coordenadora do projeto.
No âmbito destes projetos, os resultados das parcerias são partilhados no sistema oficial de documentação European Shared Treasure. Nela podemos encontrar os produtos da cooperação entre escolas, bem como breves descrições dos projetos desenvolvidos, tanto na língua de comunicação da parceria como na língua de cada um dos países parceiros.
As parcerias consideradas inovadoras, criativas, sustentáveis e com melhores resultados recebem uma estrela, convertendo-se em “Star Projects”, beneficiando, consequentemente, de uma maior projeção através do convite para a participação em eventos de valorização, publicações e outras iniciativas, nacionais e europeias.
Entre as 500 escolas Turcas que desenvolveram projetos Comenius durante o período de 2010 e 2012, foram somente selecionadas cinco escolas como “Star Projects”, entre elas a escola turca coordenadora do projeto “Let the Forests Breathe”, do qual o Agrupamento de Escolas da Sé era uma das escolas parceiras.
Os critérios que estiveram na base desta seleção foram uma gestão e execução bem sucedidas do projeto, nomeadamente a excelente gestão da subvenção, tendo o número de mobilidades de professores e alunos contratualizadas sido superado; a qualidade das atividades realizadas e desenvolvidas por todas as escolas parceiras durante os dois anos; a estratégia de disseminação adotada quer dos produtos, quer dos resultados do projeto, tornando o projeto visível a nível local nos diferentes países.
A entrega do prémio realizou-se durante a cerimónia de abertura das parcerias Comenius Multilaterais, no dia 10 de outubro de 2013, em Istambul, Turquia e foi entregue ao diretor da escola turca pelo Ministro da Educação Turco, na presença do Ministro da União Europeia, do Ministro da Educação, do Governador de Istambul, do Diretor de Agência Nacional Turca e de representantes de outras entidades.
Cristina Parente