Encontro Nacional de GiraVolei
Realizou-se nos dias 14 e 15 de Junho, na cidade da Maia, o Encontro Nacional de GiraVolei.
O nosso Agrupamento foi representado por 2 duplas: Tiago Silva/Eduardo Oliveira e Carla Elizeu/Carina Monteiro.
Alunos dos Centros Escolares efetuaram visita de estudo
Património – Conhecer E Valorizar
Douro, Património Mundial
No dia 9 de junho, as comunidades escolares dos Centros Escolares de Lamego N.º2 (CEL N.º 2) e de Lamego Sudeste (CELS) realizaram a sua visita de estudo.
Esta iniciativa, inserida no projeto de conhecimento e valorização do património, constou de um passeio de barco pelo Rio Douro, desde a Régua até à Folgosa (CEL N.º 2) ou da Folgosa até à Régua (CELS).
Todos os participantes tiveram a possibilidade de observar/estudar uma parte do “Douro Património Mundial” e de estabelecer um convívio sadio e agradável.
O almoço, o transporte e a viagem de barco estiveram a cargo da Associação de Freguesias do Sudeste do Município de Lamego, parceira do Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego.
É também de registar a participação de alguns elementos da Guarda Nacional Republicana que, acompanhados da sua mascote, foram chamando a atenção de todos para medidas a ter em conta em situações de passeio, a fim de evitar o desaparecimento de objetos e valores.
A seguir, apresentam-se algumas fotografias de momentos que continuarão, por certo, registados nas memórias de quem os vivenciou.
Acácio Mendonça e Maria José Teixeira, (texto),
Nuno Monteiro e Acácio Mendonça (fotografias)
I Encontro de Boccia Luís Silva
O projeto de boccia do desporto escolar encerrou o ano letivo com a primeira edição do Torneio de Boccia Luís Silva, que se realizou no dia 6 de junho.
Embora o torneio tenha já três edições, em homenagem ao nosso primeiro campeão de boccia, a partir do presente ano o evento passou a designar-se “Torneio de Boccia Luís Silva” e contou com a presença do “patrono” do evento e do Sr. Diretor do Agrupamento.
No desporto escolar, o boccia está dividido em duas divisões, I e II. Na divisão I concorrem os atletas que jogam sentados e que normalmente se deslocam em cadeira de rodas. Podem usar calha também. Na divisão II, os jogadores jogam em pé e podem ser apoiados pela educação especial ou não. Dito isto, todos os alunos podem ser atletas de boccia no desporto escolar.
Estavam em disputa dois troféus, um para a divisão I com o nome de Ana Cláudia, também em homenagem à nossa aluna que joga sentada e com calha, e um troféu para a divisão II com o nome Luís Silva.
O torneio teve a participação de todos os alunos que ao longo do ano integraram o grupo/equipa de boccia e teve como vencedores dos troféus o Nuno Moura do 6.º B e o Pedro Sousa do 9.º B, nas divisões II e I, respetivamente.
Em jeito de balanço mas também de agradecimento, o crescendo da importância do boccia na escola é o fruto do grande espírito de equipa entre os professores do departamento de expressões, de todos quantos trabalham direta ou indiretamente com os atletas alunos e do apoio convicto e firme da direção do agrupamento.