Visita de Estudo a Coimbra

O segundo ano do 1.º Curso TAS passou o sexto dia de novembro em Coimbra.

Centro Rainha Santa Isabel

A turma, as senhoras professoras e a senhora Diretora

Pelas 11h, a turma iniciou uma visita ao Centro Rainha Santa Isabel da Cáritas Diocesana de Coimbra. Recebidos e guiados pela Diretora do Centro, Sr.ª Dr.ª Isabel Sousa, ficaram a conhecer o funcionamento da Unidade de Cuidados de Longa Duração e Manutenção.
Os alunos puderam ver a sala dos detergentes, a organização criteriosa dos carrinhos de limpeza, o ciclo da roupa, a lavandaria, o refeitório, os registos (livro de ocorrências, quadro de trabalho) no gabinete dos Técnicos Auxiliares, o trabalho no gabinete de enfermagem.

Banheira móvel

Este primeiro contacto com os “bastidores” de uma unidade de saúde despertou vivamente o interesse dos alunos e foi uma excelente oportunidade para colher uma pré-visão real do seu futuro trabalho.
A turma e as professoras organizadoras agradecem a disponibilidade e os ensinamentos atenciosamente prestados pela senhora Diretora.

A Universidade e o Jardim Botânico

Universidade de Coimbra

Da parte de tarde, o programa prosseguiu com a visita guiada à Universidade de Coimbra. A Biblioteca Joanina, com o seu acervo bibliográfico inestimável, os seus móveis riquíssimos e a curiosa ajuda de uma colónia de morcegos na conservação dos livros, impressionou muito os alunos. Mas este era apenas o primeiro momento. Seguiu-se-lhe a prisão académica (com um espaço relativamente amplo para alunos, exíguo e escuro para professores), a Sala dos Capelos, onde estava a decorrer uma prova de doutoramento, o claustro, a sala da guarda real e a sala de exame privado.

Em frente da árvore-muralha com pés de dragão

Já adiantados na hora, mas com vontade de aproveitar esta oportunidade única, a turma ainda teve tempo de fazer uma visita rápida ao Jardim Botânico que se apresentava numa das suas mais belas fases — o outono.
Foi um dia pleno de experiências que a turma anseia por repetir.

Esta entrada foi publicada em ES´TAS de visita. ligação permanente.