Visita à UTAD

Cyberlink, equipamento que permite usar o computador apenas piscando um olho

No dia 21 de junho, visitámos o Centro de Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. Neste espaço avaliam-se as capacidades de pessoas com deficiência temporária ou permanente, com vista à escolha e adaptação dos aparelhos e programas informáticos (ajudas técnicas) adequados a cada situação.

Rato de computador para usar com a boca

Vimos como um cego pode “ler” online (usando legendagem em Braille ou um “narrador” automático), como um tetraplégico pode comunicar por escrito piscando apenas um olho (uma ideia colhida no filme já aqui referenciado, O Escafandro e a Borboleta, e adaptada às novas tecnologias), bem como uma panóplia de teclados e rato especiais destinados a utilizadores com múltiplas deficiências.

Ao Senhor engenheiro Fernando Gouveia o nosso agradecimento por nos ter recebido e por nos ter apresentado um mundo tão interessante e prometedor.

Esta entrada foi publicada em ES´TAS de visita. ligação permanente.