DASS 3 – Ano Letivo 2019/2020 Neste ano letivo, o Projeto DASS (Desafio por uma Alimentação Saudável e Sustentável), continua…

As atividades programadas, mais uma vez são desafiantes, sempre com o objetivo de incentivar os alunos e comunidade educativa a praticar uma Alimentação cada vez mais Saudável e Sustentável.

Assim, para que a mensagem chegue mais longe, criamos uma Página de Facebook (ver mais), na qual já publicamos as atividades mais relevantes realizadas deste o início de setembro.

Quanto à Horta Pedagógica e ao Processo de Compostagem, estão a ter grande impacto e interesse por todos. Foram muitas as turmas que já visitaram este espaço e nele desenvolveram atividades…

Aguarda-se ainda, uma programação relevante, a cumprir! – Consultar o PAA “Plano Anual de Atividades” do Projeto DASS 3.

REFORÇO DO APELO à participação na atividade proposta anteriormente – A Apresentação da imagem seguinte, evidencia bem o seu fundamento: Reaproveitamento; Gosto em aprender/confecionar; Envolvimento/participação da família e… PARTILHA de sabores, aprendizagens, emoções e acima de tudo bons momentos familiares! Bom apetite!🍀

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, comida e interiores
Bolinhos de coco ” especiais”
Agradecimento carinhoso ao aluno David Adrega do DASS e sua família, pelo empenho no desenvolvimento desta atividade.

– DESAFIO CULINÁRIO, EM FAMÍLIA! -👩‍🍳👨‍🍳

PROPOSTA de ATIVIDADE, não só PARA ALUNOS, mas para TODA a COMUNIDADE EDUCATIVA …

NOTA: A descrição das receitas e fotos para PUBLICAÇÃO na PÁG. do DASS, devem ser enviadas por email (maria.fatima.ferreira@aves.edu.pt).

Recordando a participação dos alunos ao Concurso Nacional “Green Chef 4” (podem consultar no youTube), vamos lá à realização de uma receita, desta vez EM CASA e com a FAMÍLIA: Aproveitando o que sobrou da refeição anterior, e/ou alimentos (frutas, legumes, outros) que estejam a “passar da validade”, propõem-se dar uma nova roupagem/confeção aos mesmos! Juntando a imaginação à experiência culinária, espera-se a realização de um prato inovador, saudável, atrativo e… saboroso!!!!!😜👍

E assim, faz-se jus aos lemas:
-“ Vamos aproveitar, não vamos desperdiçar”;
-“ Para o lixo não, há sempre solução”;
– “Transformar também é degustar”…

BOA SORTE!!! 🍀🍀🍀
Aguardando ansiosamente as novas receitas DASS, para publicar!!!! 🙏

PROJETO DASS – NOTA aos ALUNOS

Neste “tempo”, em que o tempo é MAIS para todos a nossa companhia, propõem-se algumas sugestões de atividades:

Como não deve deixar de ser, REVER as MATÉRIAS, é FUNDAMENTAL;

Praticar a LEITURA -“LER, também é Viver!” (Leitura informativa, narrativa, histórica, reflexiva, enfim!). Devem ainda, REVER/RELER (e divulgar) os textos das atividades publicadas do DASS e, … comentar/opinar sobre os temas explorados!;

Então, aqui vão algumas PROPOSTAS de TRABALHO mais concretas e de acordo com o “Desafio por uma Alimentação Saudável e Sustentável”:

1. PESQUISA, recolhe INFORMAÇÃO sobre o Impacto do COVID 19, na nossa SAÚDE, na nossa Vida – Organiza um TEXTO, com imagens ou não e envia para o email institucional (Maria de Fátima Afonso Ferreira);

2. Desenvolve um dos trabalhos de RECOLHA/pesquisa: a) De PROVÉRBIOS relacionados com a atividade hortícola/agrícola, seleciona um ou dois provérbios e interpreta o seu significado (este tema já foi explorado no DASS); b) Elabora uma lista de ERVAS AROMÁTICAS e explica a importância da sua utilização na Dieta Mediterrânea; c) Podes explorar outro tema à escolha – desenvolve “TEMA LIVRE”, no âmbito dos conteúdos trabalhados no DASS!

Depois de recebidos e revistos, os vossos TRABALHOS, serão PUBLICADOS.

Caso precisem de ajuda para qualquer esclarecimento/estudo, comuniquem (através do email, ou mesmo na Página do Facebook do Projeto).

Cuidem-se, estudem, brinquem… Fiquem bem!

Prof. Fátima Afonso

Lamego, 25/03/2020

Da cozinha à terra, da horta à mesa

As atividades do DASS 3 foram uma azáfama desafiante neste período que está quase a terminar! Desde receber alunos na Horta Pedagógica, visitas de Estudo, atividades de confeção /degustação, trabalhos de pesquisa, … enfim!!! VAMOS lá CONSULTAR a PÁGINA do PROJETO e… deliciem-se, descobrindo o entusiasmo com que todos se envolveram. Até um filme fizemos sobre o desempenho das Brigadas da Cantina e do Processo de Compostagem na Horta Pedagógica!…

Brigadas da Cantina

As Brigadas da Cantina, constituídas por alguns alunos pertencentes ao projeto DASS, surgiram no ano passado na escola sede com o intuito de ajudar os colegas na hora de almoço, tanto a nível de vigilância de comportamentos como a nível de ajuda de escolhas alimentares mais saudáveis. Este ano, o 1º ciclo do CEL 2, resolveu aderir a esta iniciativa, criando, também, as Brigadas da Cantina para ajudarem os colegas na hora do almoço. Para isso construíram crachás identificativos.