Projeto ERASMUS + / eTwinning GLOSU21
A Escola Básica e Secundária da Sé encontra-se a desenvolver, desde o início deste ano letivo, uma parceria estratégica da educação escolar com escolas da Espanha, Alemanha e Letónia, que envolve alunos do ensino secundário. Esta parceria entre escolas insere-se no Programa Erasmus +, no âmbito da Ação 2 – A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas e terá a duração de 2 anos (2017/2019) e o encontro transnacional em Ogre, na Letónia, em novembro de 2017, marcou o seu arranque.
O nosso projeto intitula-se “Challenges of 21st Century: Globalisation and Sustainability” (“Desafios do Séc. XXI: Globalização e Sustentabilidade”), e tem como grandes objetivos aumentar a consciência social, cultural, política e ecológica e fomentar o pensamento crítico, sobretudo a nível cultural e ambiental segundo uma abordagem holística, tendo em linha de conta a sustentabilidade e a globalização. Contribuirá para aumentar a consciência dos alunos da sua própria identidade nacional e da sua cidadania europeia, e desenvolver aptidões e competências essenciais no mundo globalizado em que vivemos, nomeadamente competências científicas, empreendedoras, interculturais, linguísticas e digitais. Para além de contribuir para o desenvolvimento das competências do Século XXI, concorrerá para a valorização das culturas, tradições e costumes dos países parceiros. letivo, uma parceria estratégica da educação escolar com escolas da Espanha, Alemanha e Letónia, que envolve alunos do ensino secundário. Esta parceria entre escolas insere-se no Programa Erasmus +, no âmbito da Ação 2 – A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas e terá a duração de 2 anos (2017/2019) e o encontro transnacional em Ogre, na Letónia, em novembro de 2017, marcou o seu arranque.
Este tipo de parceria implica a realização de intercâmbios, tendo-se realizado o último intercâmbio no mês de março, que envolveu a deslocação à cidade Lérida, em Espanha, de um grupo de 6 professores e 19 alunos das diferentes escolas parceiras. Este encontro proporcionou um conhecimento estreito do país/ região de cada escola parceira, e do seu sistema educativo, uma partilha de práticas pedagógicas inovadoras com utilização das novas tecnologias, informação sobre edifícios bioclimáticos e linhas de investigação a nível europeu, através da partilha de apresentações realizadas pelos alunos, de uma palestra decorrida nas instalações da Escola Politécnica Udl, em Lleida, e da visita às instalações onde se faz pesquisa sobre edifícios bioclimáticos, em Puigverd de Lleida. Os participantes da mobilidade tomaram ainda conhecimento de ações destinadas a promover cidades sustentáveis, e participaram noutras atividades de formação.
O acolhimento em casa de famílias espanholas e a participação em aulas dos colegas espanhóis possibilitaram aos nossos alunos um maior conhecimento do meio escolar e do meio familiar.
A partilha de conhecimentos e a vivência desta experiência contribuíram para o desenvolvimento da competência comunicativa e para momentos únicos e inesquecíveis.
No início do próximo ano letivo, outro grupo de alunos terá a oportunidade de vivenciar uma experiência idêntica em Luneburgo, na Alemanha.
A Coordenadora do projecto,
Cristina Parente