Projeto ERASMUS + “Capacitar para os Ambientes Educativos do Século XXI”
A aposta no sucesso educativo através de projetos promotores do desenvolvimento de capacidades e conhecimentos, a potenciação de uma formação contínua, a produção de projetos de mudança/inovação, potenciando uma cultura colaborativa, assumem-se como algumas das prioridades do Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego.
No mundo global em que vivemos, a colaboração com formandos e formadores de outras nacionalidades, partilhando boas práticas, técnicas e metodologias de ensino, desenvolvendo uma dimensão europeia e internacionalizando a Educação, é cada vez mais importante.
Consciente da necessidade de dar respostas aos desafios da Escola do Século XXI, o nosso Agrupamento encontra-se a desenvolver, desde o início deste ano letivo, o Projeto Erasmus +, Ação-Chave 1, intitulado “Capacitar para os ambientes Educativos do Século XXI”.
A Ação-Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+ - mobilidade individual para fins de aprendizagem - promove a formação internacional de docentes e outros profissionais do Agrupamento ligados à educação e formação.
O nosso projeto, com a duração de dois anos, abrange todos os setores do ensino escolar (desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário) e diferentes grupos de recrutamento, proporcionando oportunidades de formação dos nossos recursos humanos em contexto internacional.
As diferentes atividades de formação, Job Shadowing (consiste num tipo de mobilidade que possibilita aos participantes a vivência do quotidiano escolar dos parceiros) e cursos estruturados, previstas em candidatura visam uma melhoria das competências profissionais, capacitando os participantes para desenvolverem em contexto de sala de aula as competências do século XXI, integrando as novas tecnologias, e para lidarem com a diversidade, seja ela social, cultural e linguística. Pretende-se, assim, dar resposta à meta 2 “Reforço da profissionalidade docente e não docente” do Projeto Educativo do nosso Agrupamento.
Até ao momento, realizaram-se três atividades de formação, as quais envolveram 11 participantes: um Job Shadowing na escola IES Sabinar, em Roquetas de Mar, Espanha, um Job Shadowing na escola austríaca HLW St.Veit/Glan, e o curso estruturado “Creativity in Teaching & Learning with ICT, em Alcalá de Henares, Espanha. As duas parcerias com as escolas proporcionaram essencialmente a partilha de experiências e boas práticas entre pares e o contacto com práticas de trabalho e de ensino-aprendizagem inovadoras e colaborativas em contextos reais, e com metodologias inovadoras com suporte nas tecnologias de informação e comunicação.
O curso estruturado, por sua vez, visou proporcionar um espaço de discussão e partilha sobre a educação no século XXI e as novas formas de comunicação, e sobre a interação das TIC na prática lectiva.
As atividades de formação realizadas ao abrigo desta Ação têm contribuído para que o nosso Agrupamento se afirme como uma instituição dotado de uma dimensão internacional, conhecedor de outras realidades culturais e educativas e promotor de práticas pedagógicas e abordagens inovadoras.
A Coordenadora do projecto,
Cristina Parente