Dia Mundial de Luta contra a Sida - 1 de Dezembro
DIA DE LUTA CONTRA A SIDA - 1 DE DEZEMBRO
Dia 1 de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, uma forma de alertar as populações para a necessidade de prevenção. Deste modo, nos próximos dias serão publicadas algumas notícias/curiosidades sobre este problema que afeta o Mundo.
O que é o VIH? A SIDA?
Vírus da imunodeficiência humana (VIH) destrói as células do sistema imunitário (responsáveis pela defesa) do indivíduo infetado, tornando o organismo mais sujeito a infeções e tumores, com elevada mortalidade.
O estado avançado da infeção, em que há elevada perda das células protetoras do sistema imunitário, designa-se como síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA).
O VIH pode levar anos até que cause danos graves no sistema imunitário por forma a evoluir para o estádio de SIDA e a medicação (terapêutica anti-retrovírica) pode travar ou, mesmo, fazer regredir a progressão da infeção para SIDA.
São conhecidos dois tipos de VIH, o 1 e o 2. A sua virulência para o sistema imunitário é diferente, VIH-1 é mais agressivo que o VIH-2. VIH-1 é o responsável pela pandemia a nível mundial, enquanto VIH-2 está envolvido na epidemia localizada em países da África Ocidental e por um número reduzido de casos fora de África, que viveram ou tiveram ligações com aquela região africana.
Portugal, é um dos casos em que as infeções são provocadas pelo VIH-2. É o país da Europa com maior número de casos de infeção por este tipo do vírus, por causa das relações históricas com alguns destes países (Cabo Verde e Guiné-Bissau) do continente africano.
Adaptado de http://www.sermais.pt (consultado no dia 27-11-2018)
Gabinete de Saúde