Atividade "Sabores, Cheiros e Tradições do Natal Duriense"
No passado dia 16 de dezembro, realizou-se uma atividade, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o Projeto D.A.S.S., intitulada Sabores, Cheiros e Tradições do Natal Duriense.
Inserida no projeto: “Douro - Arte, Intervenção, Memória e Economia”, a atividade consistiu numa pequena festa de Natal, onde se plasmaram os contributos de várias disciplinas como a de Português, das Línguas Estrangeiras (Francês e Inglês), da EMRC, da Dança, da Educação Física e da Educação Visual, contando, também, com a colaboração de Assistentes Operacionais.
A iniciativa culminou com a partilha, entre turmas dos 5.º ao 9.ºanos, de doces típicos da região do Douro, confecionados com a ajuda de familiares dos alunos, ao mesmo tempo que os discentes participaram em jogos tradicionais, como o xadrez, o pião, o salto à corda e outros. As bebidas foram confecionadas e distribuídas pela turma do 2.º TAS, numa linha de alimentação saudável.
A Direção do Agrupamento enviou convites aos representantes dos Pais/Encarregados de Educação, no sentido de estarem presentes.
Foi um belo momento de confraternização natalícia! Até ao próximo Natal!
A organização,
Maria de Fátima Ferreira
Maria Leonor Costa
Um Cientista na Escola Secundária da Sé - Lamego
Gina P. Correia
Campanha de Natal MAKE-A-WISH
As escolas do nosso Agrupamento têm a receita dos melhores sonhos de Natal: contribuir para a realização de sonhos de crianças gravemente doentes. Como? Adquirindo uma estrela! Os nossos donativos vão permitir que a Make-a-wish ajude a transformar vidas, um desejo de cada vez. Juntos, vamos tornar o impossível possível.
Já tens a tua estrela?
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=orPrQ-dIa5o
Cristina Teixeira
Conferência de abertura da exposição "Sismo de 28 de fevereiro de 1969, memória local e nacional"
No dia 28 de novembro decorreu a conferência de abertura da exposição "Sismo de 28 de fevereiro de 1969, memória local e nacional". Esta é uma iniciativa com organização do Agrupamento de Escolas da Sé e do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. Conta, ainda, com as seguintes parcerias: Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, Projeto HISTIGUC, IDL, IPMA, FCT e CML.
A exposição está patente ao público até ao dia 22 de dezembro de 2019, na Galeria de Arte do Solar da Porta dos Figos (Castelo de Lamego)
Gina Correia
Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego na cerimónia de entrega de prémios nacionais eTwinning 2019
O projeto Erasmus +/ eTwinning “Challenges of 21st century: globalisation and sustainability – GLOSU21” desenvolvido, nos letivos 2017-2018 e 2018-2019, foi distinguido com o Prémio Nacional eTwinning 2019, na categoria Erasmus+.
A cerimónia de entrega decorreu no dia 9 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Canelas, Vila Nova de Gaia, onde a docente Cristina Parente vencedora do prémio foi galardoada pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning, coordenado pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação. Durante o evento, a professora apresentou algumas das atividades desenvolvidas através de um pequeno vídeo elaborado por um grupo de alunos.
Ao projeto já tinha sido atribuído um Selo Nacional de Qualidade, ficando automaticamente selecionado para integrar o grupo dos que poderiam ser agraciados com o Prémio Nacional. Os Selos de Qualidade eTwinning são concedidos a professores com excelentes projetos eTwinning, tendo em conta o índice de qualidade baseado na inovação pedagógica, integração curricular, comunicação e intercâmbio entre escolas parceiras e uso eficaz da tecnologia em sala de aula. Os Prémios Nacionais eTwinning 2019 foram atribuídos aos professores portugueses que desenvolveram os melhores projetos europeus colaborativos, no âmbito do projeto eTwinning do Programa Erasmus+, durante o ano letivo 2018/2019.
Do programa do Encontro, constaram ainda duas Mesas Redondas e uma sessão plenária sobre a interdisciplinaridade em sala de aula. A primeira Mesa Redonda foi sobre as Alterações Climáticas - o papel da Escola na Educação Ambiental, com os senhores professores doutores Jorge Paiva da Universidade de Coimbra e Renato Henrique da Universidade do Minho, com o jornalista da RTP João Fernando Ramos a moderar. Os Diretores da Escola Secundária Campos de Melo, do Agrupamento de Escolas de Colmeias, e do Agrupamento de Escolas de Cego do Maio deram o seu testemunho na Mesa Redonda “Os Selos de escola eTwinning – implementação de uma rede de trabalho colaborativo entre professores”.
Este prémio é um reconhecimento importante da qualidade do trabalho desenvolvido. Parabéns aos 63 alunos do ensino secundário e aos professores envolvidos no projeto!
“Inconsciente-mente” é finalista no concurso nacional de Geoética e Águas subterrâneas
Inconsciente-mente é um vídeo realizado pelos alunos do 11.º ano de Ciências e Tecnologias, que pretende retratar um dia escolar, com a descrição de algumas das suas atividades comuns do dia- a- dia, as quais, praticadas de um modo mais ou menos consciente, são prejudiciais para o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta em geral e, particularmente, os recursos hídricos subterrâneos.
Este trabalho resultou de um projeto interdisciplinar no âmbito da flexibilidade curricular entre as áreas disciplinares de Biologia e Geologia e Física e Química A e teve como objetivo concorrer ao concurso nacional do Side-event do Congresso Internacional GEOETH&GWM’20 (https://geoeth-gwm2019.wixsite.com/porto/copia-contactos).
De entre as oito escolas finalistas sairão os três primeiros classificados que apresentarão o seu trabalho no Congresso Internacional Geoethics & Goundwater Management, em maio de 2020 no Porto.
As professoras responsáveis:
Gina P. Correia
Ana Maria Oliveira
C@p@cit@r para os Ambientes Educativos do Séc. XXI - Ação de Curta Duração sobre a Flexibilidade Curricular e a Aprendizagem Baseada em Projetos
No âmbito do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento e do Projeto Erasmus + Ação-Chave 1 “Capacitar para os Ambientes Educativos do Século XXI”, no dia 4 de julho, realizou-se uma Ação de Formação de Curta Duração intitulada “A flexibilidade curricular e a aprendizagem baseada em projetos”, dinamizada por Cristina Parente e Cristina Teixeira.
Esta ação de formação destinada a todos os docentes do agrupamento foi muito participada e consistiu numa atividade preparatória para os professores participantes nos cursos estruturados “Project Based Learning in the Classroom: Setup, Integration and Reflection” e “Designing Inclusive Educational Environments”. Estas duas atividades de formação irão decorrer entre os dias 8 e 13 de julho, em Berlim e Florença.
Professora Cristina Parente
O AES por terras de sua majestade!
Pois é! Da mesma forma que há muitas formas de começar, também há muitas formas de acabar. E no AES, escolheu-se acabar depois do fim. Assim, de malas aviadas para Londres, de 30 de junho e 3 de julho, fechou-se um círculo perfeito: do Otelo de “Otelo”, no Teatro Nacional São João, ao Falstaff de “Henrique IV”, no Shakespeare Globe Theatre! E quantas memórias nesta/desta viagem a terras de sua majestade? Muitas, claro! Mas também muitas “milhas” pelo ar, pelo chão, por baixo do chão, a toda a hora, incluindo a hora de ponta! E grandes encontros – Dickens, Sherlock Holmes, Darwin, Churchill, … Credo! Lembrar será sempre difícil para quem não tem memória. Esquecer será fácil para quem não tem coração!
Vítor Oliveira
Professor do GR 410
Mais artigos...
- Matrículas para o Ano Letivo 2019-2020 | Pré-Escolar e 1.º ano de escolaridade
- Renovação de Matrícula para o Ano Letivo 2019/2020 - Educação Pré-Escolar
- Renovação de Matrícula para o Ano Letivo 2019/2020 - 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Agrupamento de Escolas da Sé vence Olimpíadas da Cidadania e Património