Direitos e Deveres do Consumidor (João Oliveira)

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Direitos do Consumidor:

  • Direito à protecção da saúde e segurança.
  • Direito à qualidade dos bens e serviços.
  • Direito à protecção dos interesses económicos.
  • Direito à prevenção de prejuízos.
  • Direito à formação e a educação para o consumo.
  • Direito à informação para o consumo.
  • Direito à reparação e consulta.
  • Direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.

Deveres do consumidor:

  • Dever de consciência critica.
    Questionar, emitir opiniões, tomar atitudes.
  • Dever de agir.
    Combater a passividade ser capaz de intervenção.
  • Dever de preocupação social.
    Ter consciência das consequências das nossas opiniões de consumo reconhecer grupos desfavorecidos.
  • Dever de consciência ambiental.
    Compreender as consequências ambientais de consumo e a responsabilidade pessoal e colectiva na conservação dos recursos existentes.
  • Dever de solidariedade.
    Organizar intervir proteger e promover os interesses colectivos dos consumidores.