Saúde na mitologia: Telésforo, deus da convalescença

Filho de Asclépio (Esculápio) e Epíone, era o Deus da Convalescença ou da recuperação da doença. Era representado como uma criança ou um anão, com um barrete e uma capa que mal lhe deixa ver os braços e as pernas, que algumas fontes dizem ter sido a indumentária dos peregrinos que iam a um santuário agradecer uma cura.

Ao contrário de Macaão e Podalírio (médicos filhos de Asclépio), não há referências a Telésforo na Ilíada, o que leva alguns autores a afirmar que não seria seu filho, mas apenas seu companheiro ou assistente. A abundância de provas do seu culto em território habitado pelos Celtas (nomeadamente o vale do Danúbio e a região dos Gálatas, na Anatólia) pode indiciar uma origem estrangeira.

Telésforo

Estatueta de terracota de Telésforo (cerca 500-200 a.C.)

Telésforo

Estátua galo-romana de Telésforo (França)

O seu nome significa «O que leva a bom termo» (a cura):

Telésforo (gr. Τελεσφόρος)

Τέλειος [teleios] part. pass. Realizado, terminado. part. pres. Que realiza. adj. Completo, acabado; perfeito, sem nódoa; eficaz, todo poderoso.
Τελειόω [teleioo] v. Realizar, acabar, executar; terminar felizmente; fazer sair bem; chegar a pleno desenvolvimento; cumprir-se.
Τελέω [teleo] v. Executar, realizar; chegar ao termo.
Τέλλω [tello] v. Levar a cabo, completar, executar.
Τέλος [telos] s. n. Acabamento, realização; resultado, consequência; fim, termo; desenvolvimento pleno, formação acabada.

Φέρω [phero] v. Levar (uma carga), carregar, transportar.
Φορός [phoros] adj. Propício, favorável.

Τελεσφορέω [telesphoreo] v. Conduzir ao fim; fazer chegar à maturidade.
Τελεσφόρος [telesphoros] part. pres. Que leva ao fim, que realiza, que acaba; que conduz a bom termo; que decide. adj. Acabado, completo; decisivo.

Esta entrada foi publicada em História. ligação permanente.