Saúde na mitologia: Asclépio (Esculápio) e família

Num artigo anterior falamos do deus grego Asclépio (mais conhecido pela versão latinizada do seu nome: Esculápio), cuja simbologia ainda representa as atividades relacionadas com a saúde. Hoje vamos apresentar o resto da sua família, a verdadeira «Família Saúde» da Antiguidade:

(Clique nos retângulos azuis para ver o artigo sobre cada divindade; clique na lupa para ver a imagem maior.)
Asclépio e família (árvore genealógica)

Árvore genealógica da família do deus Asclépio (mais conhecido pela versão latinizada do seu nome: Esculápio)

Em todo o rigor, Asclépio e a família não eram deuses, mas semideuses: uns teriam origem em heróis divinizados, outros (em especial as figuras femininas) seriam alegorias de determinados aspetos da saúde. No entanto, por uma questão de simplicidade, e também porque o seu culto era prevalente, usaremos os termos «deus» e «deusa» para nos referirmos a eles.

Asclépio era casado com Epíone (deusa calmante da dor) e tinha cinco filhas e três filhos:

• Panaceia, deusa da cura de todos os males
  • Hígia (ou Higeia), deusa da preservação da saúde
  • Iaso, deusa dos remédios e dos modos de cura
  • Aceso, deusa do processo de cura
  • Égle, deusa do resplendor saudável
  • Telésforo, deus da convalescença ou da recuperação
  • Macaão e Podalírio, médicos lendários divinizados

Devido à origem dispersa dos mitos gregos, algumas fontes apresentam todos os oito como filhos de Epíone (como na nossa árvore genealógica), enquanto outras apontam diferentes mães para alguns deles.

Para além de Asclépio, eram particularmente importantes as suas filhas Panaceia e Hígia, cujas representações são relativamente comuns (sozinhas ou a acompanhar o pai).
O tradicional juramento médico, o «Juramento de Hipócrates», menciona os três:

«Eu juro, por Apolo, médico*, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo o meu poder e a minha razão, a promessa que se segue […]»

* Literalmente, «curandeiro» (o que cura).

Telésforo (que é representado como uma criança ou um anão) surge também frequentemente a acompanhar o seu pai e a irmã Hígia.

Díptico romano

Esculápio (com Telésforo) e Hígia
(díptico romano do séc. V d.C.)

relevo romano

Hígia, Esculápio e Telésforo
(relevo romano)

Asclépio e as filhas

Asclépio acompanhado de Telésforo, Panaceia e Hígia (as filhas confundem-se na sua representação)

Ex-voto a Asclépio e Hígia

Ex-voto do século II d.C., a agradecer a cura de uma perna*

* «A Esculápio e Hígia, Tykhe [dedicou isto como] reconhecimento».
(Curiosamente, o afortunado que teve a perna salva chamava-se «Tykhe», isto é… Sorte!)

Friso de Filípolis

Friso de Filípolis (séc. II d.C.): Asclépio e a família. Segundo alguns autores: Égle (ou Luna), Iaso, Telésforo, Asclépio, Panaceia (ou Hígia), Epíone, Podalírio e Macaão. Segundo outros: Iaso, Panaceia, Telésforo, Asclépio, Hígia, Aceso, Podalírio e Macaão.

Em artigos futuros falaremos de cada membro da «Família Saúde» em particular.

Asclépio (Esculápio) Epíone Panaceia Hígia (Higeia) Iaso Aceso Égle Telésforo Podalírio Macaão ver imagem maior
Esta entrada foi publicada em História. ligação permanente.