Centro Escolar de Lamego N.º 2

Centro-Escolar-de-Lamego-N2

Feira do Livro

Feira do Livro decorreu na Biblioteca do Centro Escolar de Lamego nº2, durante uma semana, de 25 a 29 de novembro.

Todas as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, realizaram uma visita á Biblioteca com o objetivo de participarem na feira do livro.

Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de manusear e explorar alguns livros que despertaram o seu interesse para a sua compra.

A visita à Feira do Livro foi mais do que uma atividade escolar, foi uma verdadeira celebração da literatura e da aprendizagem pois aproximou os jovens aos livros, criando-lhes hábitos de leitura que na atual realidade digital, é ainda mais importante manter.

 

 

Magusto no Centro Escolar de Lamego Nº2

No Centro Escolar de Lamego Nº2, realizou-se o tradicional Magusto, no dia de S. Martinho, com grande entusiasmo pelas crianças. Os alunos reuniram-se no recreio para descascar e comer castanhas quentinhas acompanhadas de um sumo de fruta.

Houve música, danças e muita animação deixando todas as crianças muito felizes.

Visita de Estudo ao CIMI – Lazarim

Alunos do Centro Escolar de Lamego n.º 2 visitam o CIMI, Centro Interpretativo da Máscara Ibérica

 No âmbito do Projeto do Património Cultural Imaterial Local “À Descoberta das nossas raízes”, na manhã de quarta-feira do dia 24 de abril, os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade deste Centro Escolar deslocaram-se de autocarro até Lazarim, freguesia do concelho de Lamego, para conhecer o CIMI, tendo-lhes sido proporcionadas diferentes e interessantes atividades.

Após terem sido calorosamente recebidos pela equipa responsável pelo Centro e equipa da autarquia, bem como pela jovem Letícia vestida a rigor com o traje de careto caracterizado pela sobejamente conhecida máscara de madeira e traje de palha, todos os alunos participaram na oficina educativa: construção de porta-chaves.

De seguida, assistiram a um filme que lhes permitiu conhecer e compreender melhor o que é o CIMI e seu principal propósito: “Manter viva a Máscara ibérica”, tendo, no final do mesmo, jogado o tradicional jogo do “galo” com elementos carnavalescos.

Uma breve caminhada até aos amieiros permitiu ver de perto a matéria-prima de que são feitas estas máscaras, a madeira de amieiro, que por viver em habitats muito húmidos, junto dos rios, a torna mais fácil de ser talhada.

Tiveram, ainda, a oportunidade de visitar a exposição permanente ali presente onde observaram trajes carnavalescos, todas feitos a partir de elementos naturais, bem como múltiplas máscaras, umas mais antigas e por esse motivo, mais escuras, e outras mais claras por serem mais recentes. Neste espaço, viram ainda fotografias de outras localidades nacionais e internacionais, onde se destaca um elemento comum a todas elas, a máscara!!

Por fim, puderam contactar com um dos artesãos da localidade, o senhor José Cabral, que lhes deu a conhecer a sua arte e proporcionou, a quem quis, uma breve oportunidade de a experienciar.

 Gratos por mais esta vivência!

Os alunos do 4.º B