Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro, no Centro Escolar de Lamego nº2, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.

No âmbito deste evento, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego, recebemos, na escola, um produtor local, o presidente da ApavDouro e alguns elementos do SIM (Serviço Integrado Municipal, Educação) com a entoação de uma canção sobre a alimentação.

Os alunos do 2ºAno apresentaram a história “A menina que não gostava de fruta” de Cidália Fernandes.

Todos os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma ação de sensibilização, tendo como tema a valorização dos produtos locais e sazonais, promovendo a ligação entre a escola e a comunidade. Os produtores organizaram uma mostra de produtos locais da época, destacando alimentos da região como a maçã, a castanha, as nozes e as uvas, explicando a sua origem, benefícios e valor nutricional. Os alunos participaram, ainda, na degustação de fruta e produtos derivados e realizaram jogos educativos sensoriais de identificação de produtos locais, entre outros.

Esta iniciativa pretendeu não só sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada e sustentável, mas também reforçar a identidade local, promovendo hábitos de consumo conscientes e valorizando os recursos endógenos.

Para a comemoração deste dia, todas as turmas do pré-escolar e 1ºCEB prepararam, previamente, vários trabalhos relacionados com o tema, entre os quais: cartazes sobre o açúcar escondido nos lanches escolares, escrita de receitas saudáveis, pinturas, colagens…

Os alunos do pré-escolar trabalharam o tema com a colaboração dos pais. Começaram por explorar a história “A galinha ruiva” como motivação para conhecerem o ciclo do pão e sua confeção.

Ainda no âmbito desta comemoração, os alunos do 4º A e B prepararam a dramatização da história “O nabo gigante” de Alexis Tolstoi/ NiamhSharKey. Esta apresentação teve lugar na Biblioteca Escolar, no dia 17 de Setembro, e foi apresentada aos alunos das turmas do Pré-escolar.

Mais uma vez, com uma simples dramatização, os alunos foram sensibilizados para a importância de uma alimentação saudável, consciente e responsável, assim como para a valorização dos produtos hortícolas e a produção sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.